25 dezembro 2018

Feliz natal ou feliz Kwanzaa?



Você deve ter visto esse artigo e pensado que se lembra desse nome de algum lugar. Quem tem boa memória, com certeza se lembrou de um certo seriado de comédia que todos amamos!
“- É o natal da família do Chris!”


Sim, o feriado pan africanista não só foi mencionado como foi tema de um episódio da série de humor “Todo Mundo Odeia O Chris”, mas você conhece os fundamentos dessa data que ainda não é tão conhecida?
Kwanzaa é uma festa inter-religiosa de uma semana, sendo comemorada principalmente entre os afroamericanos e negros da diáspora!
O nome vem da expressão “matunda ya Kwanza”, que significa “primeiros frutos”em swahili, a língua ancestral mais falada no continente africano!
A festa dos primeiros frutos é quase onipresente entre povos antigos de todo o mundo, sendo considerada como a festividade de contrastes: A vida sobre a morte, a luz sobre as trevas, a colheita sobre a fome!
A ideia de criar o feriado, começou com o professor Maulana Karenga na época da luta pelos direitos civis americanos e se baseia em sete princípios cruciais:
Umoja: União.
Kujuchagulia: Auto-determinação.
Ujima: Responsabilidade.
Ujamaa: Economia cooperativa.
Nia: Propósito.
Kuumba: Criatividade.
Imani: Fé

Quer celebrar a data? Clique aqui e veja como celebrar o Kwanzaa.