19 novembro 2018

Cabelos afro, seus ciclos e a saúde espiritual.



Se tem uma coisa que nossos ancestrais da terra mãe sabiam, é que a natureza é feita de ciclos. Nada é mais simples de se compreender que a enorme delicadeza entre lados opostos que dependem um do outro. A chuva e a seca. Animais caçadores e animais herbívoros. O homem e a natureza. Uma pessoa e outra. Esse princípio antigo, foi o que gerou boa parte das filosofias dos nossos ancestrais, incluindo o famoso Ubuntu, mas você sabia que também pode aplicar esse ensinamento na estética?

Assim como internamente, externamente nós também passamos por ciclos de renovação. Um reflete no outro. A decisão de cortar os cabelos com química, reflete seus sentimentos de querer abandonar uma identidade que provavelmente te foi imposta e se punha como um muro entre seus ciclos, impedindo a naturalidade de girar em você.                                          

                      
                                                                   
Quando essa decisão acontece, muito mais que um jovem cabelo crespo ou cacheado em crescimento é libertado, mas todos os movimentos do seu interior. Você começa a descobrir coisas sobre si que não sabia e estava fadada a não saber. E porquê? Porque finalmente, não há mais nada fornecendo uma bela "cobertura". Você não sente mais necessidade de se cobrir em aspecto algum. Ciclos são poderosos, e precisamos respeitá-los. Nossos ancestrais acreditavam nisso, e mesmo hoje, podemos experimentar essas verdades em cada pedacinho da vida!