06 novembro 2018

Tire as mãos dos meus cabelos!



Todo mundo já passou por aquela situação chata, né? Pessoas estranhas colocando as mãos nos seus cabelos e mexendo neles como se fossem amiguinhos. Em terra de chapinha, quem tem cachos infelizmente passa por esses perrengues.
Basicamente, entre as bases dessa curiosidade, dá pra identificar uma constante visão dos cabelos característicos da África como exóticos. Esse “exótico”, vem principalmente de “estranho, anormal ou menos valoroso.”
“- Mas como pode ser? As pessoas sempre elogiam meus cachos!” É simples: Esses elogios muitas vezes são acompanhados de uma estranheza aos nossos cabelos.



Essa estranheza se deve ao estigma de que os cabelos lisos são a norma, e quanto mais algo se distancia dele, mais à margem ficará.
 Com toda essa revolução capilar acontecendo na atualidade, você já se perguntou porque os cabelos crespos ainda enfrentam tanta resistência e os cabelos com cachos mais abertos, não tanta?
Porque assim como tons de pele vão do claro ao mais escuro e tem diferentes implicações sociais, isso também se repete nos nossos cabelos.
 Agora podemos entender como esses julgamentos não são sobre estética, mas sobre africanidade! Por isso, quando alguém tentar mexer nos seus lindos cachos sem permissão, tire gentilmente as mãos da pessoa. Seus cabelos não são uma excessão à “norma .“ Nossos cabelos e corpos são o nosso próprio padrão!