16 março 2017

Preto.

Preto.

Sei que tu és forte e te colocaram uma casca de viril e destemido. Sei que tua masculinidade sempre foi algo intocável, como se você não pudesse se emocionar nem transmitir qualquer tipo de sentimento. Esse peso não é teu, não o segure, jogue fora!

Todo esse conceito de masculinidade vestida de racismo que você sempre consumiu te afetou de tal maneira que, às vezes, é quase impossível 'desafetar'.

Tem que ser foda
Tem que ser macho
Tem que ser o viril
Porque você é preto, então mete gostoso; 
Porque você é preto, então tem um pau grande;
Porque você é preto, então engula o choro;
Porque você é preto, então tem que apresentar uma mulher para família antes dos 16. 
Porque você é preto-viril-macho-paugrande e sentir desejo por outro homem é um erro.
Não. Você não está errado em estar vivendo num meio errado.

Todo dia a gente morre e não digo somente de genocídio, também digo das mortes que acontecem por dentro. Essas obrigações em ser o que não é mata aos poucos. A gente só não morre de violência cometida por um ato racista, também morremos cheios de depressão. Morrendo estando cheios sem conseguir falar o que se sente. Morrendo estando cheios sem conseguir dizer e expressar sua verdade. Morrendo estando cheios de angústias. Morrendo estando cheios de dores por não conseguir se abrir para o mundo. Morrendo estando cheios de violência e suportando as dores do mundo. Não preto, não merecemos isso.

Não precisa ser viril; não precisa ser magro, não precisa ser hétero; só precisa ser você.

Jogue para fora o que se sente, conte pros amigos quem realmente você é. seja você de manhã, de tarde e à noite. Tenha ódio, mas não tenha de ti. Tenha amor, mas tenha por ti. Se tá foda, chore. Se não tá, aflore.

Preto, não precisa guardar toda dor causada por este mundo; aliás, o mundo nunca cuidou de você. Seja você, apenas você. se quiser chorar, que chore. Aflore. Transborde.

Axé!!

Por Tiago Dias