07 fevereiro 2010

Trança Nagô

Com vocês as tranças . . .
e algumas fotos de trança Nagô...


Tirando toda aquela parte histórica e religiosa que o assunto envolve,Trança *Nagô*, trança raiz, trança agaradinha ou trança anagô; não importa muito o nome dado; pois, no final das contas, são traças feitas junto ao coro cabeludo. Trançar cabelo é uma técnica antiga, trazida pelos povos africanos. Leia mais sobre a origem das tranças aqui.
Assim, com a criatividade das trancistas é possível ser feito inúmeros desenhos e inúmeros movimentos. A escolha certa do desenho (modelo) deve levar em conta as forma da cabeça e do rosto da pessoa, o tipo de cabelo e as falhas no crescimento do cabelo de cada um. Isso deve ser conversado com a trancista para o resultado ficar como o esperado. Toda trança pode ser feita com fios sintéticos como lã, jumbo, kanakelon e etc. (farei um post dedicados a cada um deles).

Meia Cabeça Além das diversas possibilidades de desenhos, pode ser feita até a metade da cabeça (chamada em alguns lugares de tiara) podendo deixar uma fraja ou fazer trança rastafari (trança solta) na parte de traz da cabeça.





Também pode ser feito Trança *Nagô* até a metade da cabeça e o resto tranças soltas ou tranças rastafári.



A pessoa que for trançar, observando que o trançado não ira favorecer a pessoa, (atesta) pode optar de não tirar a Franja no caso das mulheres, já nos homens manter um pouco a linha do movimento do cabelo e do rosto, evitar trançados muitos elaborados.





Até mesmo franjas com tranças...



Cabeça inteira, pode ser feita com o cabelo natural ou com fios sintéticos como lã, jumbo, kanakelon e etc. Lembrando que para trançar o cabelo tem que ter 6 a 7cm de comprimento (ou seja 3 dedos). Se não corre o risco de fazer e não durar muito, ou de as tranças ficarem muito apertadas e acabar machucando. E Nagô nao é sofrimento! Mais a melhor coisa e ir no salão que você irá trançar e perguntar. Segundo algumas trancistas o grande segredo está na hora de dividir o cabelo para trançar. Tem que dividir pensar antes de começar a fazer, pensar qual é a melhor maneira de dividir o cabelo e por onde começar.








Ainda a aquelas mulheres que mesmo de trança não dispenssão um Rabo de cavalo e um coque.












Estilo moicano...


Nagô dreadado* É dredado com lã é feita a Trança *Nagô* normalmente e depois com agulha grossa e sem ponta (agulha de costurar tapete é encontrada em lojas de artesão) , com lã é feito o processo de costura, a linha é passada em torno da trança. Assim delineando melhor o desenho.












AI É SÓ DAR ASAS A IMAGINAÇÃO

Enfim usando a criatividade é possível fazer desenhos incríveis, a pessoa que trança é uma verdadeira artesã capilar.

OBS.: as fotos foram retiradas do nosso perfil no orkut.

LEIA SOBRE : > a origem das tranças > a origem do dread
*Nagô* FAZENDO A CABEÇA

44 comentários:

  1. Muita paz e muita luz á tod@s!!
    É muito importante que todos tenham acesso á esse tipo de informação,ainda mais para iniciantes, fico feliz de termos um blog que se preocupa com isso e minhas alunas concerteza também estão felizes com isso! Fya!

    ResponderExcluir
  2. nossa.. fiquei boba com os desenhos...

    ai ai..

    alias tenho q elogiar..este blog ta cada dia mais lindo..parabéns...

    kisses...

    ResponderExcluir
  3. ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIII
    FAÇO NO CABELO DAS MINHAS FILHAS E ELAS TAMBÉM SE APOIXONARAM.ESPERO ENCONTRAR SEMPRE NOVIDADES DESTA ARTE MARAVILHOSA QUE É A TRANÇA.

    ResponderExcluir
  4. Cada dia me apaixono mais pelo mundo afro, mtas novidades pra se obter...

    Mto lindo o trabalho d vcs....

    Estão de parabêns...

    Bjokas da GG..

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei. Eu sou louca por tudo afro. É um show

    ResponderExcluir
  6. procuro um enfeite geralmente homens usam, posto nestas tranças no final de cada uma que parece missanga estilo madeira, não sei o nome alguem pode ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, rs

    são miçangas, tém que dá uma procurada nao é todos os lugares que tem.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de aprender o passo a passo de ser faze uma trança pois fiquei encantada isto tudo realmente é um show.

    ResponderExcluir
  9. Anônima rs*, tem uns videos aqui mesmo no blog da uma olhada . . . . http://trancanago.blogspot.com/2010/02/tranca-nago.html

    ResponderExcluir
  10. MUITO LOKO , SÓ PESSOAS DE PERSONALIDADE GOSTAS DE TIPOS DE CABELOS ASSIM ADOREI USO MUITO , GOATARIA QUE COLOCASEM MASI MOICANOS FEMININOS TRANÇADOS.. BJUS ABRAS E MUITO AXÊ A TODOS .............

    ResponderExcluir
  11. adorei !!!!!!!!!!!!!! gostária de saber se tem cursos, e onde ficam .bjs.

    ResponderExcluir
  12. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    quero tanto aprender a fazer...PARABENS!!!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa muito lindo...
    Parabéns!!!
    Adoreei muito tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  14. estou muito feliz por ter conhecimento desse sait trabalho com tranças mais nao tinha muito conhecimento da grandeza que pode se fazer com um pequeno talento obrigada por esta oportunidade

    ResponderExcluir
  15. ai acho td taum lindo mas aki onde eu moro naum conheço ngm que faz queria tanto usar tranças... parabéns muito lindo esse trabalho!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Tô super em dúvida quanto aos cuidados e tb quando resolver tirar a trança se meus cabelos estarão acabados. Tô querendo fazer meia cabeça nagô e o resto rastafari.

    ResponderExcluir
  17. AMEII O SITE , SUPER LINDO, CONVENCII MINHA AMIGA DE MUDAR O VISUAL , RS IREMOS NOS DUAS KK. VCS ESTÃO REALMENTE DE PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  18. nossa muito bom tava querendo fazer no meu ainda estou procurando o desenhos.
    mais o seu trabalho e muito bom

    ResponderExcluir
  19. só queria saber onde é q tem um salão desses

    ResponderExcluir
  20. ameei so podia ter com cabelos lisos .. mas ta lindo mesmo assim

    ResponderExcluir
  21. muito bom nossa desenhos muito lindos

    msn juniorpaxx@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. aonde posso me especializar em tranças nago(curso)nas regioes de bangu,campo grande,madureira e que não seja muito caro

    ResponderExcluir
  23. ADOREI É TD MUITO LINDO ESSE NOSSO MUNDO POR ISSO ME ORGULHO DE NEGRO,TENHO VONTADE DE FAZER MAS EM MINHA CIDADE NAUM TEM UM SALÃO ESPECÍFICO.VCS ESTÃO DE PARABAÊNS BJOKSSS!!!!

    ResponderExcluir
  24. Bhaaa muitooo lindo eu uso tranças ,mais bem mais discretas mais essas tranças estão lindas!!!! muitoooo lindas mesmo parabéns pára quem fez e para quem aguentou a cabeça dolorida das tranças!!!\0/ eu seii o q é ! mais o resultado fica excelente !

    ResponderExcluir
  25. amei minha tia fez no meu cabelo a primeira imagem...adorei muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  26. com quantos centimetros o cabelos tem q ter pra conseguir faser a trança raiz

    ResponderExcluir
  27. Fiz hj dia 06/12/2012 trançaz raiz na verdade só fiz um arquinho na parte da frente das cabeça e esta com um leve enxasso na raiz do cabelo na parte da frente um dor suportavel meu cabelo estava com dois a trez dedos de comprimento gostaria de saber si esse inxasso e dor é normal

    ResponderExcluir
  28. adoreiiiiiiiiii tudo muito lindo !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Bha eu adoroo muito , inclusive fiz as minhas tranças ontem , é muito dolorida mais compensação faz sua cabeça neh ,Muito 10 , eu moro no Rio grande do sul, e não dispenso um bom cabelo afro ! amoo ser black !!!! amo as tranças de vcs e bhaa amuito show queria muito aprender dessa formaa bjusss muito sucesso galeraa !

    ResponderExcluir
  30. isso é coisa de mego megos são gente feia e idiota
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi. Me chamo Adelina Gomes Lopes. Não me escondo no anonimato.


      Já respondi. Me chamo Adelina . Não me escondo no anônimato

      Excluir
  31. vc e um idiota e preconceituoso se se eu te pego te do uma surra ai eu queria ver vc kkkkkkkkkkk ñ sabe nem escreve seu burro e NEGROS ñ MEGO SEU BURRO .

    ResponderExcluir
  32. oi?? existe jumbo de 80 cm??
    só encontro o de 60 e quando trança perde um pouco de comprimento.. :( quero um que fiq bem logo, quase na cintura e sou muito alta.. se souberem de um lugar q venda bem comprido..

    bju

    ResponderExcluir
  33. tu és tão ignorante, sem criatividade, que se mantém no anonimato... não teve nem personalidade de se mostrar. Se és incapaz, não faça pouco do talento dos outros, coisa que tu não tens

    ResponderExcluir
  34. SOU UMA IDOSA, SETENTA ANOS., CABELOS BRANCOS. MINHA NORA USA MUITO ESSAS TRANÇAS. EU GOSTARIA DE FAZER AGORA PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO. QUERO A OPINIÃO DE VOCÊS,ATÉ PORQUE MEUS CABELOS ESTÃO MAIS RALOS, CAINDO UM POUCO. ESTOU TRATANDO A QUEDA, JÁ MELHOROU BASTANTE. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  35. Amo essas tranças. Eu queria aprender a fazer em mim mesma ... Vejo a prática das mulheres no youtube,é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  36. PRECISO PARTICIPAR DE EVENTOS DE TRANÇAS COM VOCÊS , POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COM A MINHA PESSOA AINDA HOJE , também faço Tererê do Amor
    margarida1212@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...