05 julho 2011

Dreadlocks e suas perguntas

Duvidas freqüentes a respeito de dreads.
Por Fernanda Moraes

Algumas pessoas possuem muita dificuldade para entender os dreads. Mas, não existe fórmula, motivo, ou seja, lá o que... Já mostrei aqui quais os tipos de dreads, os dreads no caso das meninas, a história dos dreadslocks, como usar dread no verão... Enfim, mas as pessoas ainda continuam com algumas dúvidas.

Falar de cabelo, dar dicas é muito difícil, porque cada um tem um e nem sempre o que acontece no meu dread vai acontecer no da Maria. Outro dia uma leitora perguntou a mim como fazia pra deixar o cabelo que nem dessa foto. Aí eu disse que não sabia, pois era gringa, mas que pelo jeito, parecia que a mina tinha enrolado os dreads em bob’s, aquele da nossa vó mesmo. Parece, por que eu não posso afirmar nada... Nenhum dread é igual ao outro. Por conta disto, resolvi fazer um resuminho para quem tem dúvida, curiosidade ou tá com o pezinho atrás para fazer dread.

Lá vai:
1- Por que você faz “isso”? “Isso”, não, minha filha! Risos! Sério, quem tem dread sabe que é essa a primeira pergunta que fazem. E a resposta depende muito do meu humor no dia.
2- Como fazer? Existem alguns tipos para se fazer dreads. O mais usado é com a agulha, aquela de crochê. Mas, eu sempre digo que se você não sabe fazer, não faça. O resultado pode não sair legal e pra desembolar vai ser zica! Tem, também, dread com cera. Mas, esse tipo precisa de um pouco mais de cuidado, já que a cera dificulta que o cabelo seque. Existe o dread de linha, é ideal para quem ainda não se decidiu por fazer ou não os dreads definitivos. E juntinho com o dread de linha está o dread temporário que algumas pessoas fazem com produtos finalizadores ou aquele ASPA, sabe? Só que os dreads não vão durar mais do que um dia. E tem, também, os “apliques”, dreads que você pode colocar e tirar quando quiser. É uma boa pra ficar na moda.

3- Dá pra tirar dread definitivo? Não!Não e não! Se você usou agulha, cera ou seu cabelo dredou naturalmente, não adianta que não sai. Aliás, sai se você cortar a parte onde está o dread. Então, quem tem dread na cabeça toda, é a hora de usar a boa máquina 0!

4- Que tipo de cabelo pode ter dread? Todos! Os lisos demoram um pouco mais, por isso eu aconselho usar a agulha nesses tipos de cabelo. Mas, todo tipo de cabelo pode ter dread. Pequeno, grande, com tinta, com química (vai demorar mais também). Ufa! Nos cabelos pequenos é bom deixar crescer um pouco porque senão não dá pra dredar: Uns 3 ou 4 dedos já dão.

5- Manutenção e lavar? Tá com dúvida? Eu, particularmente, passo meses sem fazer manutenção nos meus dreads, me viro bem quando o tempo e o dinheiro são curtos... Mas, cada um é cada um e se você quiser fazer manutenção todo dia, faça! Não vai acontecer nada! Risos! E para lavar, Fernanda? Essa parte é sinistra e, diferente da manutenção, você não vai poder lavar todo dia! Se neguinho e branquinho lava o dread todo dia é um louco, porque, SIM, vai mofar! Dread não seca num piscar de olhos. E se não tiver cuidado máximo, o cabelo vai pro saco. Outra coisa que não rola é passar creme, condicionador, silicone, leave-in etc. Esses produtos aumentam a oleosidade do cabelo, além de dar caspa. E cá pra nós: a idéia não é embolar? Pra quê passar creme? Eu vivo dando a dica do sabão de coco. É ótimo para QUALQUER cabelo, ainda mais para dread. Eu uso sabonete, também, quando não tem o de coco. Só evito passar xampu, demora horas para fazer efeito e mais algumas horas para sair do meu cabelo.

6- Posso pintar? Pode passar química? Vou falar do meu caso: eu pinto meus dreads, sempre pintei meu cabelo antes mesmo dos dreads. E AMO e dá super certo! Tirando isso, não passo mais nada nele... Não sei como faz para passar química e nem sei porque alguém passaria, mas... sabe-se lá...

7- E o mau cheiro? Vamos combinar que o corpo dá sinais e o mau cheiro pode ser algum problema sério. Dermatologista é o indicado. Mas, se você abusa da água, dos produtos, não cuida do cabelo. Aí é pegar a nossa amiguinha tesoura e ter paciência pra começar tudo de novo. Dread não tem mau cheiro. Dread não é sujo. Se tiver mau cheiro ou se é sujo, me perdoem, mas é porcaria do dono da cabeça, né?

8- Em quanto tempo meu cabelo dreda? Paciência! Palavra de ordem! Muita paciência porque demora e bastante. Se você quer entrar para moda dos dreadlocks da Lapa ou da Augusta, corre! Porque até seu cabelo dredar a moda já acabou! Não vai pensando que dread se faz da noite pro dia, porque é ilusão. Dread não se faz, se cultiva... Então se você é da modinha e não vai cultivar, nem perca tempo, porque você vai sofrer. Agora, se você ta a fim de perder dias enrolando dread POR dread, okay... Pode demorar alguns meses, até um ano ou mais para ele ficar bem legal. Eu tenho dread há 4 anos e pouco e semana passada descobri que nem todos estão dredados totalmente. Chorei? Nada! É bom porque vou ter o que fazer nos domingos chuvosos!

9- Quanto e onde? Nem sempre quem diz que faz manutenção de dread tem jeito mesmo pra coisa. Tem gente que não tem paciência e eu já sofri muito porque eu tenho muito cabelo. Então, o jeito é indicação de pessoas legais que fazem dread. O valor “vareia”. rs! O mínimo que cobram é 100 reais e o máximo pode ser 300, 400 (salão na zona sul mete a mão mesmo). Depende do tamanho do cabelo da pessoa. Agora, manutenção já é mais barato, o mínimo são 50 reais e o máximo 100, já paguei 90 e não gostei nada. rs!

Resuminho básico para quem tá na tensão pré-dreadlock. Tem dica? Tem dúvida? É só comentar aqui embaixo ou mandar email pro trancanago@gmail.com. Vou ter o maior prazer em saber as diquinhas e dúvidas de vocês. Paz e bem.

Por Fernanda Moraes

14 comentários:

  1. AMO SEUS POSTS SOBRE DREADS, DE VERDADE VOCE ACABA SENDO UMA INSPIRAÇÃO PRA MIM *-*

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual é o tipo de dread nº 8, o dread loiro... Vlw!!

    ResponderExcluir
  3. Ola eu moro em Saquarema-Rj fiz os meus dreads a 3 dias eles estão se desfazendo mais eu queria faze uma manutenção para ver se melhora mais aqui em saquarema eu nao conheço ninguém que faz isso alguém poderia me ajudar agradeço .. Paz e Amor a todos
    Facebook> http://www.facebook.com/SaymonVoleidepraia
    E-mail..:saymon.bdk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola eu moro em Saquarema-Rj fiz os meus dreads a 3 dias eles estão se desfazendo mais eu queria faze uma manutenção para ver se melhora mais aqui em saquarema eu nao conheço ninguém que faz isso alguém poderia me ajudar agradeço .. Paz e Amor a todos
    Facebook> http://www.facebook.com/SaymonVoleidepraia
    E-mail..:saymon.bdk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Estou prestes a fazer meus dreads e ri muito quando li a expressão "tensão pré-dreadlock". É verdade, rola uma ansiedade e ao mesmo tempo uma tensão. Sou de Porto Alegre e aqui tá complicado achar alguém que faça bem feito e cobre um preço bacana. r$350 reais não trás boas vibrações para cabeça e para o bolso de ninguém além da pessoa que vai receber o grana. Achei o post bem completo e quanto mais informações tenho (principalmente sobre cuidados com a saúde dos dreads) mais vontade tenho de iniciar meu cultivo. Não nego que vou apelar para as agulhas para dar uma certa acelerada no processo. A semente já estava na minha idéia e anos, mas o preconceito aqui no sul é enorme. Não fiz antes por causa do emprego, mas a dois meses fui nomeado em um concurso. Agora sim, mais do que nunca é a hora. "Ser raiz é ter no prato o que comer!"
    Paz e Sucesso, SEMPRE! Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Quero fazer dreas no meu cabelo ! Eu estou em jacone - saquarema e n acho lugares por aqui que facam , se alguem tiver alguma dica pf me falem !!

    ResponderExcluir
  7. Eu queria sbr q pomada uso(nome),gostaria de fazer o temporario,só p ver o resultado msm..

    ResponderExcluir
  8. oiie, olha eu tenho uma duvida ja procurei na net mais nunca axei...meus cabelos sao mais menos 1 palmo pra baixo do ombro, e quero fazer os famosos dreadsloks, mais eu queria fazer grande tipo alongados ate perto da bunda tem como complementar ele, para que fique longo?

    ResponderExcluir
  9. CRAZY FOOL - DREADMAKER _ Porto Alegre - RS

    Venha você fazer seus dreads roots sem necessidade de cera de abelha em uma técnica simples da agulha de crochê e que traz o melhor resultado, selando todos os dread locks.
    Atendo no endereço (Lourenço de Castro, 69 - Porto Alegre - RS - BRASIL), em locais públicos ou também a domicílio.
    Venha fazer seu orçamento comigo e tenha seus dreads roots!

    Fones:

    (51) 33657627
    (51) 92209346
    (51) 85985584

    www.crazyfool-dreadmaker.blogspot.com
    www.facebook.com/crazyfooldread

    ResponderExcluir
  10. Ola......sou cabeleireiro e um cliente tem dreads loiros e gostaria de colorir. O cabelo não é natural e nem sintético. Segundo ele, é um cabelo tipo africano usado pra esse tipo de procedimento. por favor, informações.....obg

    ResponderExcluir
  11. Muito bom os textos!
    Meus dreads foram feitos por um amigo há um ano. Muitos tem dúvida sobre manutenção, e procuram por salões que fazem, etc. Não acho ruim, apenas recomendo que pegue a agulha e meta a mão mesmo, porque dreads é natural, coisa 'roots' mesmo, e se algum dia você não tiver acesso a pessoas que façam, mesmo assim sua agulha continuará com você, e conforme vai crescendo você vai dredando. Eu mesma mantenho os meus, me sinto independente assim.

    ResponderExcluir
  12. Oi fiz meu processo pelo metodo de cera......pelo amor de Deus como faço para tirar essa cera q ficou e cai na minha roupa,suja minha casa.......enfim consigo amenizar um pouco?????de que forma???????

    ResponderExcluir
  13. Mew, minha maior dúvida é sobre tinta. Estou tingindo de vermelho. Da primeira vez usei 5 tubos da Colors e nos 3 primeiros dias ficou lindo, mas desbotou muito rápido. Qual marca tu costuma usar que dura bastante?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...