16 setembro 2010

Dread Lock #Parte1

Por Fernanda Moraes

Salve Salve Simpatia! Então, vocês que já leram aqui no Trança *Nagô* algumas coisas sobre o Dread Lock, mas para nos aprofundarmos, vamos começar, claro ,do começo. Ou pelo menos tentar porque algumas informações sobre o dread não são bem explicadas, mas o que todos sabemos é que essa forma de cuidar dos cabelos ficou conhecida por conta do Movimento Rastafari, seus adeptos usavam por questões religiosas. E para os desavisados o Dread lock não veio da Jamaica...

É quase impossível falarmos uma data precisa de quando esse tipo de cultura apareceu, mas usando a lógica e citações bíblicas que os Rastafaris usam, podemos calcular algumas centenas de anos. O que se sabe é que os Dread Locks, por praticidade, faziam parte também de povos que habitavam a região da Índia.

Sem dúvida nenhuma o Dread Lock mais famoso do mundo é do cantor, compositor e rastafari Bob Marley. Com suas músicas, Bob difundiu a religião pregando paz e irmandade para o mundo! Infelizmente em 1981 o cantor veio a falecer, mas se tornou lenda e é considerado o primeiro popular do Terceiro mundo.

Pensando em todas essas histórias (e informações) que por muitos anos ficaram perdidas ou apenas na memória de algumas pessoas, não tem como deixar de pensar em ancestral... Em mais uma cultura que por muito pouco não foi apagada da história. Nossa história!

Os dread Locks voltaram com tudo, entre altos e baixos, posso afirmar que hoje estamos no auge, mas me parece que isso pouco tem a ver com cultura, com ancestralidade... mas uma pergunta sempre fica no ar:

Quantas pessoas vocês não conhecem de dread?E você ai,tem dread porquê é bonito, porque está na moda,na novela,na passarela ou porquê é a tua cultura e você tá afim de gritar(como a menina do black,como o cara de trança...) que seu cabelo também é lindo?

Pensa nisso!


fotos: google
Por Fernanda Moraes

10 comentários:

  1. Lendo esse post sobre esse assunto que me interessa, me deparei com essa indagação no final:
    "Quantas pessoas vocês não conhecem de dread?E você ai,tem dread porquê é bonito, porque está na moda,na novela,na passarela ou porquê é a tua cultura e você tá afim de gritar(como a menina do black,como o cara de trança...) que seu cabelo também é lindo?"

    E aí vai a resposta:
    Eu não tenho Dread (ainda, provavelmente), mas se eu fizer, e eu quero fazer, com certeza não será pra gritar minha cultura afro, por duas simples razões; primeiro porque eu não tenho uma cultura afro, pois sou descendente de nordestinos; segundo, porque como foi citado na indagação acima, será sim, pra seguir a "moda", mas não porque foi sugerido pela mídia, e sim, porque assim como todo ser humano dotado de visão e preferências, eu sei admirar, sei quando algo bonito, lógico que na minha concepção, porque todos têm a sua concepção das coisas.

    Resumindo: Caso eu venha a aderir um belo Dread Lock na minha cabeleira, não será pra gritar uma cultura, e nem porque a mídia sugeriu, MUITO MENOS pra impressionar ninguém! Mas pelo simples fato de eu achar bonito e querer essa beleza em mim também! Assim como uns gostam de futebol e eu gosto de vôlei, uns gostam de cabelo aparadinho/"quadradinho" e EU gosto de Nagô e Dread! E me sinto vítima de preconceito junto com as pessoas que assim como eu aderem a algo por admiração.

    Não quero ser mais um "branco" "tirando onda" de "negro", só quero um penteado étnico.

    Igualdade para os iguais! Somos todos de uma mesma raça: a Raça Humana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que dá visao a cego é pingala de santa luzia como diz a musica se liga mané.

      Excluir
  2. Não, meu bem, não somos todos de uma única raça!Se fossemos de uma mesma raça, o preconceito não existiria!Não acha?
    Faça, nego!
    Eu fiz os meus dreads também pq acho lindo,mas, principalmente, pela estética de assumir o meu cabelo crespo!
    cada um é cada um e como aquela música escrota: "cada um no seu quadrado!"
    O que eu posso te falar?Faça!
    Você foi infeliz qdo disse que é discriminado, pq você não diz aos preconceituosos que somos todos uma única raça?
    Diga a eles que os nordestinos, como vc, são iguais aos brancos executivos que mal olham e conhecem seus "irmãos" que ajudaram a construir as metropoles do país!
    Mas, não deixe de fazer!E depois me conta como lhe olham na rua!
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda...li seu comentário...AMEI...show demais...infelizmente não sou afro mas meu avô era e meu cabelo crespo não nega...cehga de frescurite, assumirei os mesmos e tô dentro...me aguarde de dreads tranças e tudo mais e PARABÉNS ;)
      Abraço do Bartender da casa Depósito no tatuapé em SP lugar de uma das melhores baladas blacks de SP.

      Excluir
  3. todo ser humano tem descendencia afro, a naum ser, que este tenha mas de 500 anos.

    porisso para os I-rmãos que desejam aderir este tipo de personalidade, que seja por manifestação cultural, pois aquele que naum sabe da sua história, do seu passado, naum sabe de onde vem, é como uma arvore morta, sem raiz.

    O I-rmão que disse que é nordestino "branco", também é p-reto, pois todos nós brasileiros temos sangue p-reto, inclusive nordestinos.


    Dreadlook, eterno Black power.

    ResponderExcluir
  4. Sou negra, uso trança e fico linda.Mistura maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, aposto que você é linda mesmo sem trança - maspena eu não poder ver as suas tranças! (risos) Beijo, be alright!

      Excluir
  5. Não é raro de se ver uma mulher negra com o cabelo lisinho é? acho que não! elas gostam de imitar o visual de uma branca? também acho que não! elas simplesmente alisam porque consideram bonito não é? Pois é, eu também considero os dreads bonitos, porem tenho o cabelo liso, e ai?

    ResponderExcluir
  6. Não sou negra, mas tenho o cabelo crespo. E se pudesse escolher, com certeza seria negra pois acho as mulheres negras lindas. Também nunca quis alisar meu cabelo, agora quero é fazer meus dreads! :) \/

    ResponderExcluir
  7. Assumo a minha negritude e uso meu black. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...