01 outubro 2010

Dread Lock #Parte2 Como faz?

Não faça, cultivem!
Por: Fernanda Moraes

Salve Salve Simpatia! Chegamos a parte mais prática e divertida da história... AAahhh é preciso paciência, dedicação e certeza absoluta quando se faz dread. Antes quando se falava em dread a maioria das pessoas logo se remetiam a coisas radicais, meio undergrounds pelo fato de ser uma escolha que não tem volta(falo pelo tipo de cabelo mesmo)e até mesmo pelo próprio estereótipo criado que,convenhamos, beira ao preconceito!

Enfim, a cena tá mudando, ou melhor, já mudou. Além da forma tradicional, agora nós já temos várias formas de fazer o dread, e uma dessas formas nem é preciso taaaanta certeza assim já que o dread é provisório.

Nós temos, hoje, os seguintes tipos de dreads:

Tradicional - É a forma que mais se exige dedicação e também a que os Rastafaris usavam antigamente.Dificilmente alguém com o cabelo liso irá conseguir obter um resultado satisfatório pelo simples fato de que o cabelo enrola por si só.O processo é simples, divide-se o cabelo em mechas e,com a ajuda das mãos,ir formando os dreads.E depois o tempo se encarrega...

Com cera - Era o método mais usado antes da agulha aparecer e diminuir o tempo do processo.Todos os tipos de cabelo funcionam com a cera, mas os fios precisam ter um certo tamanho,10 centímetros,dependendo do cabelo um palmo já é o suficiente.Nessa forma também divide-se o cabelo em pequenas mechas e com um pente fino se penteia cada mecha da ponta até a raiz para embolar, e em seguida aplica-se a cera de abelha.
Costumo dizer que cada um com seu dread, mas se você decidiu fazer dread e já quer partir pra cera:Calma!Dá um certo trabalho aplicar a cera, então procura alguém que SAIBA fazer!
No caso da cera também é preciso a manutenção, pras mechas não se soltarem.

Com agulh
a -Hoje em dia é o método mais usado pelos profissionais.Sim, é preciso ser profissional pra fazer.Usar a agulha de crochê não é pra qualquer um.Então não vai se achando esperto e catando a agulha da sua mãe, você vai tentar e não vai conseguir,pode até estragar tudo e ter que cortar a juba.Peça a ajuda de alguém que saiba fazer...
Algumas pessoas não gostam de fazer o dread com agulha porque é dolorido (não é nada demais, o que acontece é que a agulha acaba puxando a raiz e incomodando), mas o processo é rápido,o resultado uma maravilha.Mas a manutenção nesse caso é obrigatória SEMPRE (Se o seu dread for teimoso como o meu então...).Como o cabelo é costurado, alguns fio sempre se soltam...Aí já viu.

Provisórios - Algumas pessoas usam sprays pra formarem os dreads, mesma coisa de sempre:Divide-se as mechas e enrola,depois aplica-se um spray modelador.Outro tipo de dread provisório são os apliques naturais ou artificiais e possuí também o dread feito com lã, que fica bem bonito e colorido.Todos esses tipos são provisórios e são uma boa opção pra quem ainda não se decidiu por fazer um dread definitivo.

No desfile são dreads provisórios com spray modelador.

Dread de linha - Ou dread de lã, É bem simples faz uma trança solta (em alguns lugares são chamadas trança jamaicana), ai vai dredado normalmente com com lã, ou outro fio sintético. prende o fio perto do couro cabeludo e vai envolvendo a trança até o final. É quase o mesmo esquema que o Tererê. Dá um certo trabalho mais é uma boa forma de saber como ficaria o cabelo com dread. Uma outra coisa que você poder fazer com varias cores.


Por experiência própria eu digo que o começo é sempre complicado, chato...Você pensava que embolar o cabelo era fácil e quando vê tá odiando tudo porque ele NÃO embola! Mas é o que eu falei lá em cima... É preciso se dedicar, cuidar... Quando menos se espera ele "trava" e tudo fica bem. É preciso ficar atento aos sinais que o cabelo dá, sobre isso eu falo em outro post. Mas... Não esquecendo aquele meu post sobre a cultura dos dread locks... Não façam, cultivem!!!

Por: Fernanda Moraes