29 novembro 2010

VII Encontro das Tranceiras do RJ

Por: Fabio Alves


A ONG estimativa realizou o VII Encontro das Tranceiras do RJ, em comemoração aos quatro anos de existência do projeto Trançando Idéias e da publicação do livro “Cada Fio uma História”.

Os acontecimentos no Rio de Janeiro e seus desdobramentos, infelizmente, não favoreceram o VII Encontro das Tranceiras do RJ, que foi realizado no Sesc de Madureira. "Entendo e respeito o posicionamento de muitas pessoas que moram próximas de zonas de conflito. Madureira é um bairro longe de ser o mais seguro para nós pretas e pretos, mas onde é seguro para nós?" conta Nina Silva, coordenadora da Ong Estimativa. Jana Guinond coordenadora Executiva da Ong ficou satisfeita com o número de pessoas que prestigiaram o evento, em virtude dos conflitos na cidade.


Dava pra ver no olhar das tranceiras a satisfação de estar presente. O capricho e a dedicação de cada “artista capilar” era realmente admirável. Um clima bem familiar com uma constante troca de informação, referências e técnicas comandou o evento.

Além das confecções de tranças, que não poderia faltar, teve uma sessão de autógrafos do livro “Cada Fio uma História”, muita música Afro e dança agitaram o evento. Junto com uma linda apresentação teatral.

Uma peça baseada no livro Os Nove Pentes D’África, de Cidinha da Silva impressionou o público, que ao final do espetáculo, aplaudiram de pé. A apresentação traz para a cena a história da família de Francisco Ayrá, que antes de morrer, deixa de presente para seus netos e netas, pentes africanos. Cada pente é signo de vários sentidos, aponta caminhos e faz perguntas. Toda apresentação é regada por canções brasileiras e outras compostas especialmente para o espetáculo.


VEJA TODAS AS FOTOS

2 comentários:

  1. Queria estar lá... :\ Mas fico feliz por saber que independente dos acontecimentos a galera compareceu. Parabéns aos que idealizaram e prestigiaram.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, adorei. achoque se não fossem os acontecimentos teriamos 1000 pessoas no evento mas acho que 200 pessoas foi um número vitorioso. Os que estavam presentes e os que estavam em intenção fizeram com que o astral fosse maravilhoso com gostinho de quero mais. Sou suspeita em falar né ...rs

    afro abraços e muito Asé para vocês.
    Obrigada pelo carinho com nosso projeto.

    Nina Silva

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...