04 março 2019

Como cultivar dreads sem agulha, cera ou extensões?



Parece difícil de acreditar, mas essa ideia existe e é mais comum do que você imagina. O segredo para cultivar dreads naturais está nos nossos próprios cabelos crespos e cacheados, que adoram se embaraçar e formar nós. Por isso, dizemos que “Não se fazem dreads naturais, você apenas os deixa acontecer.”

Existem várias maneiras de criar os nós que darão origem aos seus dreads, e nenhuma delas precisa passar por agulhas, cera ou extensões de cabelo sintético. Quer saber como criar verdadeiros locs naturais? Confira abaixo:

Primeiro estágio:


Twists (Duração: 3 a 6 meses)


Na primeira fase faça seus twists enrolando duas mechas do seu cabelo com as raízes separadas. Isso irá garantir a quantidade e espessura dos dreads que deseja. Lembre-se que ao amadurecer, os dreads costumam atingir o dobro da largura dos twists.

A fase dos twists é quando seus cabelos vão começar a formar pequenos nós em várias partes deles. Quanto mais crespo o cabelo, mais rápido seus dreads irão estabilizar.

Segundo estágio:

Baby locs (Duração: 3 a 9 meses) 


Assim que o seu cabelo começar a sair dos twists em um  pequeno frizz, inicia a fase dos baby locs. Você vai notar que seus twists estão perdendo a definição e entrando numa espécie de “gravidez”, com vários deles formando barrigas e saliências no meio. Essas saliências são os seus cabelos saindo das linhas dos twists para se embaraçar numa única mecha. Nessa fase, você precisa torcer seus bebês constantemente para evitar que as barrigas separem as mechas dos twists. Com a torção, você garante que os cabelos do seu frizz vão ter tempo de unir as duas mechas dos seus twists dentro dos seus futuros dreads.

Terceiro estágio:

Adolescência ou “estágio feio” (6 e 18 meses)


Quando o frizz já se espalhou por toda a extensão dos seus twists e eles incharam pro dobro da grossura original, significa que você chegou na fase adolescente dos seus locs. Nessa fase, é normal achar que seus cabelos não estão crescendo, ou que seus locs encolheram, mas  é porque durante a adolescência, seus locs estão criando as “espinhas dorsais” dos seus dreads dentro das mechas, com estruturas retas de cabelo emaranhado que vão desde a raiz até as pontas e em volta das quais, seu frizz vai abaixar e solidificar mais tarde.

Para ajudar a controlar o efeito dos dreads inchados, torça o twist novamente.

Último estágio:

Fase Adulta.


Quando o frizz gigantesco da fase adolescente se assenta em volta dos dreads formando cilindros maciços de cabelo, significa que eles chegaram na fase adulta. Você voltará a notar seus cabelos crescendo em comprimento e seus dreads ficando cada vez mais densos em vez de inchados. Ocorre uma explosão de crescimento no comprimento dos seus dreads, que por estarem mais densos, vão usar a gravidade para estimular ainda mais o crescimento dos seus cabelos.