02 outubro 2018

Cabelos de Wakanda.




Em meio às montanhas do oeste africano, estaria Wakanda, nossa terra dos sonhos que nunca foi colonizada e vive em meio a prosperidade. Na teoria, ela nos faz viajar imaginando como seria uma África intocada pelas opressões que a atingiram. Hoje, tivemos a chance de sonhar um pouco, e isso se deve também à direção de arte do filme, detalhista ao extremo!

A equipe da figurinista Ruth E. Carter pesquisou intensamente as culturas africanas, encontrando referências nos quatro cantos do continente, e o filme está repleto delas, desde as roupas até os cabelos usados pelos personagens.
A chefe do departamento de cabelos do filme, Camille Friend, declarou aos atores que não queria qualquer tipo de química de transformação da indústria em seus cabelos, para que a identidade dos personagens fosse construída com autenticidade e verdade!

Vamos conhecer algumas referências?

Tribo da Fronteira

Ao começo da história de Wakanda, essa tribo foi encarregada de proteger as fronteiras do país enganando os estrangeiros sobre seu nível tecnológico. Por isso o filme os mostra vivendo em cabanas e cultivando a terra. Pela vida simples e por seus serviços militares ao exército wakandano, os membros da tribo da fronteira costumam ter cabelos muito curtos com diversos cortes ou raspados. Alguns poucos membros dessa tribo cultivam dreadlocks naturais.




Tribo Jabari


Antigamente isolados, a tribo Jabari, ou tribo das montanhas é devota ao deus gorila Hanuman. Por sua cultura baseada na marcenaria, agricultura e completa rejeição ao vibranium, sua cidade, artefatos e armas são feitas quase inteiramente em madeira! No que se refere as cores, usam constantemente o branco e o marrom! Como uma cultura de essência selvagem, os Jabari abusam dos cortes de cabelo com transições agressivas. Para eles, vale usar as laterais raspadas sem disfarce, raspar toda a cabeça ou usar moicanos em conjunto com suas barbas cheias, um elemento quase onipresente nos rostos masculinos dessa tribo.
  




  
Tribo do Rio

Tribo natal de Nakia e responsáveis por cuidar das águas de Wakanda, a Tribo do Rio usa verde como sua cor-símbolo em conjunto com o couro e as peles de crocodilo além de diversas texturas ou padrões que lembram as águas e pinturas faciais ou corporais distintas! Em Wakanda, essa tribo é a que apresenta especialmente maior presença de pessoas com cachos mais abertos e não tantas pessoas crespas como a própria Nakia.




  
Tribo Mercante

Os Masu (ou Tribo Mercante) são a tribo Wakandana que controla o comércio, portanto, toda a estabilidade econômica do país. Eles também são os grandes produtores dos artefatos, peças de arte e vestuários de Wakanda. Em suas roupas, o roxo é a cor predominante! Baseados no povo Tuaregue do Saara, os Masu raramente exibem seus cabelos, preferindo o uso ostensivo de turbantes em vários formatos, lenços e véus para esconder parte do rosto.



  

Tribo Mineradora


Até mesmo a mineração do Vibranium é responsabilidade de uma única tribo: A tribo mineradora! Os membros dessa tribo tem uma ligação profunda com a terra, por isso fazem uso de pinturas pra tornar sua pele mais avermelhada, além dos trajes vermelhos e laranjas que normalmente usam. Largamente inspirados na tribo Himba, as mulheres mineradoras podem ser vistas usando algo semelhante a um “Herembe”, um adorno capilar feito de couro do povo Himba, e dreadlocks feitos com a ajuda de uma pasta natural.




Wakanda é a realização dos nossos sonhos estéticos quando imaginamos viver num ambiente onde a concepção do que é belo é a nossa própria naturalidade! Mais que apenas uma história sobre um herói africano, Pantera Negra nos convida para mergulhar nessa outra forma de ver o mundo. Wakanda transformou nossas visões sobre nós mesmos.