18 outubro 2011

A Raiz da História #10 - Não sabia que meu cabelo era assim.

Não preciso esconder minha natureza para me sentir aceita e feliz.
Por:Amanda Gil

Esta aí sou eu de cabelo alisado! Lembro muito bem dessa foto, estava super feliz por estar com os cabelos “lisos”! Mal sabia que, a partir daí, se dava início ao meu sofrimento.

Essa era a segunda vez que estava fazendo progressiva, mas no mesmo dia que fiz a progressiva, fiz também um relaxamento FORTE, o qual, eu nunca tinha usado, mas como estava às vésperas de uma viagem, fui movida pelo desespero, comprei o maldito relaxamento e usei.

No mesmo dia da aplicação houve um corte químico, em algumas partes da minha cabeça estava como se tivesse passado a máquina, sentia os pelinhos arrepiadinhos bem no couro, mas não dei importância ! Fui viajar e ao longo dos 7 dias que fiquei fora, fui perdendo cabelos aos montes.

Percebi que meu cabelo estava ficando murcho, sem volume, me bateu o desespero! Todos os dias eram muitos fios espalhados pelo chão. Quando cheguei de viagem, resolvi procurar um médico (dermatologista), estava realmente preocupada e com medo de ficar careca, pois as quedas eram constantes e fora do normal. Pra minha surpresa o médico me disse que deveria usar meu cabelo natural!! Quase morri...como? Meu cabelo não pode viver sem relaxamento! Como vou conseguir dar um jeito nele sem química nenhuma?

Á essa altura minha raiz já estava gritando e os cotoquinhos pelos meios e frente crescendo. Foi aí que comecei a cogitar a possibilidade de cortar, pois não tinha solução! Não podia nem pensar em passar outra química, a raiz estava crespa e as pontas lisas, só podia usar preso e à base de muito, muitoooo gel, me sentia horrível, minha auto-estima estava no chão!

Resolvi cuidar dos novos fios, comecei a fazer hidratações. Quando os hidratava e ainda estavam com o creme, via que eles ficavam tão bonitinhos, todos encaracoladinhos...rsrs, por incrível que pareça, comecei a gostar! Adorava passar a mão neles, sentir sua textura, pegar nos cachinhos, algo que pra mim era novidade, pois não sabia que meu cabelo era assim. Desde criança,sempre usei químicas e não tinha lembrança dele natural. Resolvi então cortar e assumir meus crespinhos naturais!!! Foi a melhor atitude que tomei!!!

Hoje sou muito mais feliz com meu cabelo SEM QUÍMICAAAA! Cuido deles com o maior carinho, coisa que jamais imaginei. Estou feliz comigo mesma, minha auto-estima tá lá nas alturas! Hoje sim, consigo me olhar no espelho e me achar linda com meu cabelo crespo. Não preciso esconder minha natureza para me sentir aceita e feliz, não preciso ser mais escrava de químicas, chapinhas e melhor...rsrsrs posso sair na chuva sem me preocupar !!! (Quem já fez ou faz chapinha, sabe do que estou falando)

Quando alguém fala que meu cabelo é ruim, pergunto: Que mal ele fez a você?rs



Por:Amanda Gil

#voceleu A Raiz da História
Bem, assim como tem em alguns blogs, aqui você vai pode conta a história do seu
cabelo. Contar todo o processo, seus medos, os resultados, o que ajudou . . .
Quer participar também?! Manda a história com fotos
pro e-mail:trancanago@gmail.com No assunto: A Raiz da História.

40 comentários:

  1. Muito mais linda, mais jovem, natural é sempre mais bonito!!

    ResponderExcluir
  2. Lidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Parabéns pela atitude!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Amanda, também passei e estou passando por esse processo e tenho com o meu novo visual aproveitando para levar essa discussão para muitos ouvidos... tenho questionado as pessoas porque o cabelo crespo é duro ou ruim, e levado a refletirem de ondem vem este histórico... e quando tenho oportunidade dou aula de história, falo da colonização do nossi imaginário que insiste em inferiorizar uns em detrimento de padrões europeus, etc. Fica a sugestão, aproveite para difundir ideologias que enfraqueçam o racismo incultido em nossa cultura!
    Parabéns!!!
    Viviane Rodrigues - vivianeafro@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todas ficou, muitoo bom, e eu posso notar, a sua alto-estima esta la em cima e é assim q gosto de te ver muito feliz, mais jovem,mais bonita e mais lindaaa parabéns dona amandaa beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. pô cara, adorei sua história! muuito linda! muito mesmo! me emocionei.. porque ja passei pelo mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a todos os coments...valeu mesmo gente!!! bjinhosssssss...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Amanda seu video me incentivou a deixar meus cachinhos a crescer novamente,pois da ultima vez que passei quimica,meu cabelo caiu tanto que tive uma falha grave no couro cabeludo maldita guanidinaaa!! nunca mais DEUS me livre de qualquer tipo de quimica,vou assumir meus cachos igual a vc bjsss valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada linda! E parabéns a vc tbm, por fazer esse bem aos seus cabelos e a vc...bj

      Excluir
  9. Estava lendo as histórias, também abandonei a química para voltar a ter meus cachos naturais, foi o melhor que fiz para os meus cabelinhos!
    Se quiser conferir minha história acesse http://nanda-beleza.blogspot.com/2012/01/voltando-aos-cachos-depois-de-2-anos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar flor...eu amo ver pessoas se redescubrindo e assumindo o q realmente são. bj

      Excluir
    2. Nanda, está linda, preciso de dicas pq estou sem direção e muito triste. Já estou com raiz crescida uns 4 dedos, indo para o 5º mês, foi a primeira escova defintiva, que arrependimento, estou usando tudo para cachos agora, mas pouco adianta. Mega nem pensar, permanente então.....Cortes já tenho dado, nossa até de mais, está no ombro. O que mais fazer!?
      Que raiva de mim, tipo eu nunca fui de ficar escovando e pranchando não tinha hábito de nada disso......

      Parabéns

      Espero conseguir tb...

      Lairane

      Abçs

      Lairane

      Excluir
  10. Liinda, muito jovem, mulher de atitude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada...rsrrs é, não foi fácil!!! bj

      Excluir
  11. Amanda, descobri este site de tanto pesquisar em como tirar a escova defintiva do meu cabelo. Então essa é minha história, fiz a 1ª e última química em 12/2011 e me arrempendi em 01/2012, nsss-afff, que tristeza, com certeza você sabe o que estou sentido neste momento, em fim, um dia de cada vez, se mantendo forte, meu emocional nem te conto!!!!
    Fiquei indiguinada ao ler sua história, que pedaço...Infelizmente tb estou "à procura dos cachos perdidos", como eu chorooooooooooo.
    Lí tb a histária da Nanda, vcs não sabem como me arrepiei, pq é difícil aguentar...
    Já tenho 3 dedos de raiz, está gritando pedindo química, mas decidi não fazer mais....espero msm conseguir como vcs, tipo daqui uns dois anos se ver livre dessa química. Meu bebelo era bem grande (até bumbum), hoje um pouco abaixo do ombro, nunca usei cabelo curto, super estranho, mas quando ele tiver comprimento o suficiente pra corte, ahhhhh, tchau química, nunca mais. Só sei cuidar de cabelo cacheado, mesmo curtinho darei jeito nele, ahh com certa vou.

    OBS: fico pensando (agora né), esse tipo de química é tão difícil de cuidar, aonda estava com a cabeça, não há shampoo, condicionador e creme de penter que ascente para o cabelo... sem falar nos cortes pra tirar aquelas pontas e o frizz. Pois é, sabemos que com cachos são totalmente diferentes, por incrível que pareça muito mais fácil de lidar (o meu era assim).

    Desde já, parabéns pela atitude, pode ter certeza que é um exemplo.

    Lairane

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda...não se desespere não...graças a Deus nosso cabelo cresce e essa quimica vai sair sim...só um pouquinho de paciência! Eu cortei de uma vez pq não via a hora de tratar dos meus bebês e aquela parte alisada estava me atrapalhando...não era mais algo que eu apreciasse...era um peso! Poxa amiga...se vc puder ,dá uma passadinha no meeu canal no YoUTUBE...tem várias dicas lá e todaaa a minha trajetória rumo aos cachinhos perdidos...rsrsrs ( http://www.youtube.com/user/belocrespo?feature=guide ) De repente vc vê que cabelo curto não é tão ruim assim...além de ser prático é bem versátil...eu realmente ameiiiii...Um bjãooo linda e força aeee...

      Excluir
    2. Pior que fico Amanda, o arrependimento está corroendo, vc está certíssima.
      Eles caem bastante, ainda mais quando estão escovados.
      Eu tenho visto seus vídeos, seus cachos estão lindos, mas os meus ainda não ficam assim,tem mais química do que raíz, no máximo consigo deixá-los ondulados/anelados, mas estão voltando, crescendo aos poucos.
      Eu penso as vezes em nem fazer mais escova ou prancha, pra não danificá-los, mas quando vou sair, me vejo no espelho, uiiii!
      Esta calma que corre de mim, rsr.

      Muito bom ter seu retorno, gostaria de dividir com vc minha história até recuperá-los e ainda poder te mostrar como ficaram.

      Bjssssssssssssssssss

      Lairane

      Excluir
  12. Vou cortar o permanente afro do meu cabelo. Embora o permanente esteja bonito, não são exatamente meus.
    Um mês atrás cortei meuu cabelo e ele está crescendo mais rápido e mais forte e os cachinhos estão muito mais bonitos. Todo mês vou cortar um poquinho e vou para de fazer permanente.
    Boa sorte pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor...parabéns pela atitude...pois assumir o cabelo natural não é fácil... Se puder dê uma passadinha no meu canal no YOUTUBE ( http://www.youtube.com/user/belocrespo?feature=guide ), tem várias dicas lá de penteados, produtos e outras cositas...rsrrs te espero...bjãoooooo

      Excluir
  13. Como já havia dito estou literalmente abalada com a minha burrice, com tudo tenho usado cremes para cabelos cacheados e amassando eles e feito escova uma vez na semana pra ficar um pouco mais arrumada pra sair. Mas me indicaram um creme de pentear do Beleza Natural "Brilho Intenso", o cheiro deste é bom, gostei, mas é aquilo se ficar passando a mão já era...que b...
    Eu não tenho coragem de por mega e nem posso fazer permanente. Tô muito precisada dos meus cachos. Vai se uns dois anos para tê-los de volta. Nossa estou indo já para o 5º mês e já cortei o cabelo, só repicando aos poucos, nem sei mais.

    Bjs

    Lairane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma flor...não fique se martirizando pelo que passou...já era..agora é bola pra frente ! Hidrate e cuide bastante dos novos fios...eles precisam pra crescer forte e saudáveis...esqueça a parte com química,pois essa está morta...comece a amar e cuidar dos seus novos fios..eles sim precisam de toda a sua atenção...( como te falei...lá no meu canal tem uma dica de penteado que eu fazia muito na minha transição , me ajudou bastente até eu ter coragem de cortar toda a parte alisada [DEFININDO CACHOS COM CÓQUINHOS]) bjãoooooo

      Excluir
    2. Olá Amanda, de tudo esqueci de te perguntar, quando vc cortou estava com quantos dedos de raiz? Os meus já estão bons pra cortes, aqueles bem baixinhos, mas ainda não, vou esperar mais.
      Eu estou fazendo uma hidratação por semana e estou ficando de escova e mais uma reposição de massa capilar de 15 a 15 dias, mas hiennn, os cabelos com químicas não tem jeito msm né, estão mortos msm, agora que estou vendo realmente, o que vale são os novos que estão crescendo, kkk, o negócio não tá bonito não.....kk! Mas estou tipo capacete sabe. Espero que a escova não me detone mais ainda, sei dos maus que causa, mas não consigo ver outra alternativa para o momento.

      Bjsss, vlw

      Lairane

      Excluir
    3. Oi flor....eu estava com 4 dedos e meio de raiz. Realmente a escova detona,mas aí é com vc, procure hidratar muito e sempre usar um protetor térmico antes de escovar. bj

      Excluir
  14. rejuvenesceu vc, sério. muito melhor crespa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga...eu tbm achei...rsrsrsr!!!

      Excluir
  15. Assim como vc, não lembrava de como era meu cabelo depois de tantos anos relaxando!
    Meninas como vc, são inspiradoras!
    Obrigada por dividir sua experiência com a gente!

    Elis
    www.facebook.com/IdentidadePreta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa obrigada flor...Eu que agradeço as palavras carinhosas! bjinhosss...

      Excluir
  16. Olá Amanda....
    Bom depois das dicas, decidi cortar mais o cabelo, mal dá pra fazer um rabo, ficou legal, mas ainda estou na escova e fazendo hidratações.
    Continuo na luta firme, já estou menos abalada, pois pode acreditar, eu ainda não tinha dito que entrei em depressão como consequência e desobediência!!!!!Meu marido está dando maior apoio desde do início, mas sempre fala: não corte mais deixe crescer, não quero seu cabelo tão curto. Quem disse que eu aguento, cada vez mais que vejo minha raiz maior, aí que quero cortar....rsr. Tipo eu já cheguei mudar de cortes três vezes em um mês, kkk, está curto.
    Estou pensando em montar um antes, durante e depois para mostrar e tb manter contato com as meninas que se arrempederam tb.

    Um grande abç

    Lairane

    ResponderExcluir
  17. Voltei pra falar que minha tia me orientou em parar de escovar e se adaptar com o cabelo como está, meio a meio...Fiquei sem palavras, me veio na mente, como fazer isso, não tenho tempo e confesso que sou desajeitada em mexer no cabelo nesta fase de transição...
    O jeito é tentar....affffff

    Lairane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Amiga...assista esse vídeo
      http://www.youtube.com/watch?v=uzWEHsKGYMk&feature=plcp

      *Me ajudou muito quando estava em transição...bj

      Excluir
  18. Meu nome é Thayane e tenho 18 anos... depois de uma besteira com tinta e alizante acabei ficando com um cabelo morto...horrivel.

    Não vou mais mudar de ideia, em Dezembro vou tirar toda a química dos meus cabelos e deixar ele respirar. Não quero saber se vai ficar curto, eu só quero saber que vai ficar natural e bem cuidado. U.U

    Muito obrigada "garota" por me ajudar a tomar essa decisão tão importante.
    Meu cabelo tá com 5 dedos de raiz e ela é bem fina. To na situação que não posso pintar, pois sou alérgica e não sabia. E, pensando bem, o ÚNICO jeito de me achar bonita com o cabelo novamente será cortando. Pois, não tenho mais franja, ela caiu quase toda em março, agora que já tá com uns 4 dedos na testa e graças a Deus essa parte tá natural mesmo, to vendo que vai ser legal cortar tudo e o restante do cabelo tá com 5 dedos agora, imagino que em Dezembro estará maior. Tenho Fé em Deus e faço orações para que eu tenha forças e consiga passar por isso... você e sua atitude vai me ajudar. Toda vez que vou sair de casa uso faixas, é ridículo. Se for pra usar faixas que seja com os meus cachinhos... Não vou mudar mesmo de ideia, em Dezembro corto toda a química e PONTO FINAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayane...Força amiga...Essa é a melhor decisão que vc pode tomar...pq assim como eu...essa praga afetou não só a sua auto-estima,mas a sua saúde!!! Então..realmente é hora de parar...Seguindo uma rotina de tratamento,produtos e técnicas corretas,vc conseguirá manter seu cabelo natural lindo de morrer...Me visite no meu canal no YT e veja a como estou hj...MEGA FELIZZZ...aprendi a lidar com eles e dou dicas para quem passou ou está passando pelo que eu passei... Ou então me add ano face AMANDA GIL...terei prazer em acompanhar a sua trajetória rumo aos cachinhos...bj

      Excluir
    2. Link do meu cala no youtube :

      http://www.youtube.com/user/belocrespo?feature=guide

      Excluir
    3. * Canal...rsrsrsr

      Excluir
  19. AMANDA... você não sabe o que aconteceu, uma tia minha viu o estado do meu cabelo e se ofereceu a me levar ao salao e começar o tratamento, estou indo no proximo sabado 04/08 cortar toda a parte morta. Estou muito feliz, pois vou poder tomar banho de chuveiro a qualquer momento, praia, piscina sem a neura do cabelo. Agora eu vu VIVER. já tem 6 dedinhos e meio a raiz. OLha, me adiciona por favor porque estou bloqueada pra adicionar. PRECISO MUITO CONVERSAR CONTIGO E MUITO OBRIGADA POR QUERER ACOMPANHAR A MINHA TRAJETÓRIA, FIQUEI MUITO FELIZ MESMO COM ESSE APOIO. Ah, o meu namorado também ta louco pra me ver com cabelinhos curtos e cacheados. Beijos menina e me adiciona

    http://www.facebook.com/Srta.ThayaneCavalcantiPasseaRespeitarPutao

    ResponderExcluir
  20. Parabéns ficou lindo o resultado um cabelo com vida e lindo você me deu coragem ja fiz tanta coisa no meu cabelo coitado ta na hora de aceitar ele e cuidar dos meus cachinhos também, já criei coragem e vou cortar! Adorei o blog amanda parabéns mesmo! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor...que legal que gostou e se motivou!!! Fico feliz em saber...vamo que vamo então...rumo aos cachinhosss....bjss

      Excluir
  21. Quando vi a foto com cabelo "liso" nem passou pela minha cabeça que era a Amanda, flor você fez a melhor escolha da sua vida!! Ficouu muiitoo mais bonita com seus cachinhos.. parabéns!

    ResponderExcluir
  22. olá ! vi seu vídeo e admirei sua coragem ! Parabéns ! Ficou linda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...