17 março 2011

Obama no Brasil

Por Jessica Gonçalves
Ilustração Rodrigo Kenan
Fonte: baoobaa.com/



A tão esperada visita do presidente norte-americano Barack Hussein Obama chegou. O Brasil, sob o governo da nova presidente Dilma Rousseff, recebe nessa segunda quinzena do mês março a visita da família Obama – considerada a mais poderosa do mundo.

Não apenas poderosa, mas também a mais polêmica dos últimos anos. Isso se deu em 2009 com a posse de Obama à presidência dos Estados Unidos da América, após anos de governo Bush. Obama apresentava à população estadunidense propostas de melhorias internacionais, eliminação de uma guerra que foi intensa no governo anterior e entre tantas questões políticas, a principal: ofereceu ao país um governo que quebrou o preconceito e ultrapassou barreiras: um governo comandado por um negro, de origem norte-americana e influências mulçumanas adquiridas através de sua família paterna.

Sim! Barack Obama foi alvo de críticas, polêmicas, apoios e referências. Quem hoje olha para um negro que venceu preconceitos num país que sofreu demasiadamente com a segregação racial e chegou à Casa Branca, obviamente se inspira e quer seguir o mesmo caminho.

Visita ao Brasil

Já era mais que esperada essa visita, em vista da relação de camaradagem com o antecessor de Dilma, Luís Inácio Lula da Silva, que foi amigavelmente intitulado como “O Cara” por Obama, desde então o Brasil já queria estreitar relações políticas e comerciais entre as duas Américas.

Brasil, Chile e El Salvador são os três países da América Latina a receber o presidente estadunidense. O Brasil está na lista por ser o maior país da América do Sul e o país emergente que mais está crescendo nos últimos anos.

A vista será rápida. Apenas dois dias, com desembarque no sábado, dia 19, às 8h em Brasília e dia 20 na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.

Em Brasília, Obama assinará acordos, almoçará e jantará com a Dilma. Já no Rio, ainda com interesses políticos, o presidente visitará a Cidade de Deus, já conhecida mundialmente pelo filme que retratou a comunidade. Além de uma caminhada pela comunidade de Jacarepaguá – Oeste do Rio, Obama discursará ao povo brasileiro às 11h30 na Cinelândia – Centro. O discurso será aberto, gratuito e terá tradução.

O que muda?

Politicamente falando, um dos acordos será que os brasileiros residentes nos EUA possam contabilizar suas horas de trabalho para que consigam aposentadorias nos dois países; atução entre Brasil e EUA no desenvolvimento de países africanos e trocas comerciais.

Agora, pensando no povo brasileiro, mais uma lembrança de recepcionar um ícone norte-americano, e obviamente, essa recepção será mais calorosa do que a de Bush.

Ainda assim, esperamos que a primeira parada de Obama, em Brasília, propicie além de ilusões de trocas e contatos entre as duas Américas, a garantia de que todos os acordos serão cumpridos.

Quer desejar Boas Vindas a Obama?

A Embaixada dos Estados Unidos abriu um site que dá a oportunidade dos cidadãos brasileiros desejarem as boas vindas ao presidente por meio de texto, vídeo, áudio. O autor da primeira mensagem mais criativa vai ganhar um Apple iPad, a segunda um Apple iTouch e a terceira uma menção honrosa – uma camiseta.

Acesse aqui e deixe sua mensagem a Obama.


Por Jessica Gonçalves
Ilustração Rodrigo Kenan
Fonte: baoobaa.com/