16 dezembro 2010

NÃO POOOODE

Com Shampoo ou sem Shampoo ?

Por: Élida Aquino

Os nomes já dizem, mas poucas sabem o que são de verdade. Afinal de contas, não dá no mesmo usar pouco ou nenhum shampoo? Shampoo com água é o único jeito de lavar a cabeça? Tá na dúvida? Então vamos lá. O começo da história é que por trás dos frasquinhos bonitos e coloridos de shampoos que prometem fazer mágica e que, quase sempre, não fazem nenhuma diferença e ainda levam seu dinheiro, está mais do que o tão temido sal.

Shampoos também são compostos por substâncias detergentes que levam junto com a sujeira acumulada a proteção natural dos fios e o problema aumenta se a frequência de lavagens é grande. Falando de cabelos crespos, que ressecam facilmente e precisam estar sempre hidratados, isso é preocupante. Se não rola usar shampoo, mesmo quando ele tem o melhor cheiro do mundo e não tem sal, #comofaz? Aí entram em cena as duas técnicas do livro Curly Girl, de Lorraine Massey (a criadora dos produtos Deva): no e low poo.


• NO POO: Substitui o shampoo por condicionador sem óleo mineral ou silicone (leia o rótulo, moça!) que vai ser friccionado no couro cabeludo, com o cabelo bem molhado, e depois do enxágue será aplicado nos fios e pontas.

• LOW POO: As lavagens com shampoo (específico e de boa qualidade, preferencialmente) passam a acontecer num intervalo semanal, quinzenal ou até de mais tempo. No período entre uma lavagem ou outra é aplicada a técnica do no poo, com condicionador ou são usadas soluções alternativas, tipo receitas caseiras. Além de econômicas são confiáveis e fáceis de fazer. Elas também podem ser usadas pelas adeptas do no poo, quando só o condicionador não resolver.

Lá no blog CABELOS CACHEADOS, existem várias ideias de receitas caseiras e outras informações importantes como substituir o uso de toda transição apresenta dificuldades e deixar o shampoo, o seu creme favorito, a química ou cortar o cabelo e se assumir não seria uma tarefa mais simples. O segredo é ter paciência e se inspirar em casos de sucesso.


* Sim, Élida aderiu ao low poo e deixou seu creme favorito.

14 comentários:

  1. Olha, amei mais que tudo, mas a dúvida é:
    Quais são estes condicionadores miracolosos que limpam o cabelos? Lavo meus cachos diariamente (pra modelar) e o cabelo anda ressecado pra caramba.

    ResponderExcluir
  2. Então nêga, condicionadores que não são compostos por óleo mineral e esses outros produtos são complicadinhos de encontrar, mas existem. Acho que o ideal é encontrar um que se encaixe com seu tipo de crespo, e se não tiver como evitar, que tenha o mínimo de compostos que danifiquem. Os produtos da Deva são ótimos, e apesar de caros acho que vale experimentar. (Não lava todo dia com shampoo, vai ressecar muito mesmo). Obrigada pelo comentário. :*

    ResponderExcluir
  3. Qnd era adepta a técnica do loo pow costumava usar o condicionador Colorama Coco(um dia chego aos produtos Deva rs) que é ótimo pra limpar e deixa os cachos bem definidos.

    ResponderExcluir
  4. Gente existe uma comunidade q chama-se No/Low Poo e lá eles fornecem uma lista de produtos q são liberados para quem deseja iniciar a técnica, além é claro de tirar possíveis dúvidas...
    Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro foi traduzido para o português ou francês?

    ResponderExcluir
  6. Luice, obrigada pela dica! Já oouvi muito sobre essa linha da Colorama, mas nunca experimentei.

    ResponderExcluir
  7. Luice, obrigada pela dica! Já oouvi muito sobre essa linha da Colorama, mas nunca experimentei.

    ResponderExcluir
  8. Poxa...ja sabia do livro, mas nao acho em lugar nenhum!
    Já os produtos DEVA nao tao pro meu orçamento nao ^^
    mas conheço sim uns 'genericos' que se adequam bem e nao tem muita quimica...
    e os procedimentos?! usar DEVA eh um ritual: põe, shampoo, tira, esfrega, espera, respira, sacode, joga pros lados, usa o angeel e sei la mais o que..hehe haja tempo...

    ResponderExcluir
  9. Joseni, obrigada pela dica! E pras meninas que se interessaram, o link é: http://tinyurl.com/2as7c48. (;

    ResponderExcluir
  10. Dona Crioula (e outras nêgas que querem o livro mágico): consultei o pai Google e não encontrei nenhuma referência pra traduções. Nem mesmo um lugar para download, ok? :*

    ResponderExcluir
  11. Jeh, você pode deixar suas dicas se quiser. (; Genéricos, acessíveis e com resultado garantido são bons sempre. Quanto ao uso dos produtos Deva, concordo. (Pra quem quiser saber um pouco sobre a aplicação phyna dos produtos Deva, passa no blog Beleza Store: http://tinyurl.com/2g9gqq8).

    ResponderExcluir
  12. O blog Decifrando o Rótulo (decifrandorotulo.blogspot.com) é interessante. Antes de uma nova aquisição passa por lá pra saber se o que você quer pros seus cachinhos poooode.

    ResponderExcluir
  13. bom dia...olha preciso dizer que foi meu presente de aniversario encontrar voçes hj....por gentileza mi respondam eu quero fazer um curso de tranças AMOOO. onde posso encontar um curso moro em Americana interior de sp. bjkas fiquem na paz!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...