30 agosto 2010

Um único som

Hits musicais fazem sucesso e fazem a alegria dos africanos
Por: Leandro Gaignoux



Geralmente quando vamos a algum lugar, ouvimos as músicas do ambiente, logo já podemos identificar o estilo que predomina por ali. Tempos atrás era assim, certo? Era, mas parece que hoje em dia as coisas mudaram um pouco de contexto devido à globalização que vem nos atingindo dia após dia. Este efeito faz que seja possível que o som que um jovem escuta no Brasil também seja ouvido em outro lugar do mundo ao mesmo tempo. É como dizer que a cultura em geral não é mais uma particularidade de uma região ou um povo e sim de todos.

Por aqui os sul-africanos não diferem muito do que estamos acostumados a ouvir quando vamos a uma balada brasileira. Músicas do momento tocando, com direito a bastante hip-hop e som eletrônico. O primeiro gênero chega até a ditar moda entre os negros, fazendo referência aos rappers americanos. Já os brancos são mais fãs do techno, mas não deixam de curtir outros estilos. O que também faz muito sucesso são as músicas em Afrikaans, uma mistura de holandês com alemão, elas tem vaga certa nas rádios. São bem animadinhas e agradáveis de ouvir. Como em todo lugar do mundo aqui não deixa de ter espaço para todas as tribos e gostos.

Leandro Gaignoux diretamente da África do Sul

Ao chegar à África do Sul tive uma boa surpresa quando saí pela primeira vez para uma noitada. Ouvi o famoso funk do filme Tropa de Elite, Rap das Armas, e o mais curioso foi que ela faz sucesso entre os jovens. Nosso som faz sucesso por onde toca e aqui não seria diferente .Isto mostra que ao contrário do que muitos procuram dizer ao questionar o funk como cultura.


PARRA PA PA PA PA PA PA PA