30 dezembro 2009

Hidratação


(foto) Roberta


Os cabelos afros e encaracolados possuem um grande agravante, quando secos, ficam armados, carregados de eletricidade, difíceis de arrumar e definir. Por isso, a hidratação deve ser periódica. Os agentes externos abrem as escamas da cutícula capilar, permitindo a saída de água que hidrata os fios. Portanto, é fundamental lançar mão de um kit básico: xampu e condicionador hidratante, leave-in e máscara de tratamento.

(foto) Vanny
E produtos de qualidade e específicos para o seu tipo de cabelo fazem toda a diferença na definição dos cachos. Fios secos e cacheados e com má distribuição de óleo nas pontas, pede o uso de xampus perolados, que são mais hidratantes que os outros tipos, acompanhados de um bom condicionador.

(foto) Dj Pretinha
Os cremes de tratamento são ótimas opções em casa. Mas, procure os que levam queratina, aminoácidos da seda ou silicone. Este último impermeabiliza os fios, possibilitando a retenção de maior quantidade de água na superfície. Na hora de aplicar, o ideal é lavar a cabeça, passar o creme e deixar agir de 20 minutos a meia hora. Use vapor ou uma toalha morna úmida, para que o calor não faça com que os fios percam água.

Lembre-se ainda de não aplicar o creme na raiz para evitar o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que pode até desencadear quadros de queda. A freqüência depende das condições de cada cabelo. Nesta época do ano, pode ser quinzenal ou até semanal.


FONTE:http://www.revistaafro.com.br/

(as fotos foram usadas apartir de membros da comunidade do orkut)