30 agosto 2012

Aparar as pontas do cabelo realmente o faz crescer mais rápido?

Fonte: blackgirllonghair.com
Tradução: Letícia Santana


Aqui vai o alimento do seu pensamento! Aparar as pontas pode fazer com que seu cabelo alcance um maior comprimento. Soa estranho, mas o que meus companheiros “ratos de laboratório” descobriram é que o cabelo cresce até atingir um tamanho crítico e daí em diante o processo passa a ser lento ou não.

Para entender por que isso acontece eu vou começar explicando por que os cabelos começam a quebrar (isto é, as pontas começam a ficar mais finas quanto mais longe estão do escalpo). Simplificando, basta dizer que a cutícula se desgasta. E isso ocorre porque ela não é só um fio, mas sim um composto de várias camadas sobrepostas.

Uma vez que o cabelo cresce do escalpo às pontas, o dano à parte inferior é mais forte porque esta é a parte envelhecida do cabelo, sendo sujeita à tortura diária de pentear, molhar, secar por mais tempo.

Ou seja, cortar a ponta do cabelo fora pode ser sim uma excelente forma de desencadear seu novo e longo crescimento.

Mas qual é a lógica de cortar se eu quero que cresça?
Cortar o cabelo quando seu crescimento parecer lento ou estagnado pode permitir que o cabelo chegue a um novo comprimento.

Quando a camada de cutícula que cobre o fio de cabelo se dilui, ela deixa de oferecer a proteção necessária ao córtex interno. E, portanto, o final deste fio de cabelo se torna uma mera ponta quebradiça e quente.

Observe o diagrama abaixo:

E quanto cabelo deve ser aparado?
O primeiro corte vai depender do dano. O ideal é que todas as pontas sejam cortadas e isso pode corresponder de 1 a 5 centímetros do seu cabelo.
É claro que é uma decisão muito pessoal já que o corte pode representar uma mudança de aparência significativa. E aí, recomendo que seja mais conservadora e vá cortando pouco a pouco.

Com que frequência devo aparar meus cabelos?
Após o primeiro corte você pode escolher deixa-lo crescer e ir cortando bem de pouco em pouco.
Mas se você está interessada em ter um cabelo de comprimento longo, logicamente precisará cortar com uma frequência menor do que a do crescimento natural do seu cabelo.

E como eu sei que meu cabelo foi aparado o suficiente?
Eu só posso lhe dar uma resposta subjetiva a esta questão. Diria que depois do corte, se perceber que ainda há muitas pontas duplas, o seu corte não foi não foi suficiente. Se você aparou o bastante, seu cabelo não vai partir tanto quanto antes (bem, pelo menos essa é minha teoria).

Mas e você? Qual é sua opinião sobre aparar o cabelo? Aparar seria o mesmo que cortar cabelo ou é realmente útil?