03 janeiro 2012

A Raiz da História #11 -Aprendo a valorizar o meu eu.

Seja qual for o assunto, deixe o orgulho de lado e seja influenciável você também!
Por:Lana Souza

No dia 8 de Dezembro de 2011 publiquei uma foto minha no facebook com o cabelo black. Muita gente curtiu, muita gente comentou! Achei lindo!! Aí eu toda contente fui falar pra minha mãe do sucesso da minha foto:

Eu - Postei uma foto do meu visual 2012 no Facebook e geral gostou!

Mãe - Qual vai ser? Cabelo black?


Eu - É, isso mesmo, maneiro né?


Mãe - Tudo influência dos outros...


Eu - Não é não!


A conversa acabou nisso. E eu fiquei pensando: Não é não? É claro que é!! Ela está certa, é influência dos outros sim! Mas quem disse que isso é ruim?? Pelo contrário, acho legal a pessoa ser influenciável.

Explico: Eu tenho uma opinião sobre um assunto, converso com alguém com uma opinião mais bem formulada que a minha, concordo com o pensamento dessa pessoa, mudo minha opinião (que agora está mais bem formulada também). Isso não é ser influenciada? E isso não é bom? Acho digno de expor, se eu mudo de opinião (pra melhor).

Agora falando do meu cabelo novamente: Entre 2008 e 2009 eu usei Tranças *Nagô*, na época usava porque simplesmente achava bonito e ponto. Usando por 6 meses enjoei, voltando para o famoso relaxamento.

Esse ano, todos sabem entrei para a Globo no projeto Parceiro do RJ. Nele conheci um cara que é digno de aplausos: Ricardo Fernandes. Amo de Paixão (com todo respeito, viu Aline! rs.)

Ele disse que queria muito me ver na TV usando Nagô. Eu relutei por um tempo,achando eu que ter cabelo "liso" era padrão Global, mas depois vi que padrão mesmo é assumir minha cabeleira natural!

Comecei com a Nagô, agora tô no "Rasta" ... Através do Ricardo, eu conheci o Marcelo Magano e a Juliana Barauna, que também amo muitão!! Pessoas incríveis!! Com esses 2 aí, eu também aprendo diariamente. Aprendo a valorizar as minhas raízes, a minha negritude, aprendo a valorizar o meu eu!

Isso não é o jeito mais bonito de ser influenciada por alguém? Sou preta e Gosto assim! Somos pretos e gostamos assim! (não é ?) Seja qual for o assunto, deixe o orgulho de lado e seja influenciável você também!

O dia 7 de Janeiro de 2012 foi simplesmente incrível. Fui até o Studio do Trança Nagô, toda animada para a minha nova fase capilar. rs Me senti super em casa, a Juliana Brauna estava lá comigo, o Fabio e o Emanoel me trataram muito bem.

Comecei tirando as minhas tranças, papo vai, papo vem e lá estava eu com o cabelo todo pro alto. Fui para a parte que sempre achei o terror do cabelo crespo: Desembaraçar. Foi mais tranquilo do que eu imaginava. Lavei.

Passada a parte “difícil”, vivi o único momento do dia em que eu dei uma balançada: Primeira tesourada. Aqui eu pensei, será que é isso mesmo que eu quero?


Nervosismo passou e eu relaxei. Cortei todo o cabelo que ainda tinha química. Uma sensação de liberdade, agora meu cabelo estava natural novamente. Muito feliz! O Emanoel me ensinou um modelo bem prático de prender o cabelo. Depois ele fez meia cabeça trançada e ficou lindo.

Sai de lá me sentindo muito mais mulher. Sabia que dali pra frente muita gente iria me criticar, muita gente iria gostar, mas o que realmente importava era o que eu estava pensando, era a minha felicidade. E eu estava muito feliz.

Por:Lana Souza

#voceleu A Raiz da História
Bem, assim como tem em alguns blogs, aqui você vai pode conta a história do seu
cabelo. Contar todo o processo, seus medos, os resultados, o que ajudou . . .
Quer participar também?! Manda a história com fotos
pro e-mail:trancanago@gmail.com No assunto: A Raiz da História.