15 julho 2011

Dez motivos para a mulher negra aceitar – e adorar – o seu cabelo natural

Fonte: angolanasnaturais.wordpress.com

A maioria das mulheres que possuem cabelo afro não gostam e preferem fazer tratamentos para deixá-lo liso. Pois este preconceito com o próprio cabelo não está com nada. Aqui vão 10 razões para aceitar – e aprender a adorar – o cabelo afro!

1 – Ele é natural, nasceu com você. Se Deus (ou o destino) quisesse que você tivesse cabelo liso, você teria.

2 – Cabelo grosso e cacheado é o mais versátil de todos para fazer penteados. Enquanto o cabelo liso fica todo lambido e não deixa nenhum penteado parar inteiro por mais de 10 segundos, o seu tipo de cabelo fica maravilhoso com tranças, coques e qualquer outra invenção capilar que você desejar – e dura a noite inteira.

3 – Está totalmente na moda. Veja nas passarelas e nos ensaios de moda: pessoa de cabelo black power é sinônimo de pessoa descolada, estilosa e muito fashion.

4 – Alisamentos químicos são perigosos. Por mais que digam por aí que não faz mal nenhum, está cheio de salão que não segue as regras de aplicação e a cliente sai com queimaduras, coceiras, danos e até quedas permanentes de cabelo. Além disto, ninguém sabe se a química corretamente aplicada regularmente não irá causar danos à saúde a longo prazo.

5 – Uma pesquisa americana epidemiológica feita pela FDA e pela American Cancer Society com 573 mil mulheres em 1994 afirma que as pessoas que nunca passaram nenhum tipo de química no cabelo possuem chances bem menores de desenvolver algum câncer fatal.

6 – Economia. Sim, os tempos estão difíceis para todo mundo e os tratamentos de alisamento e relaxamento nos salões saem o olho da cara. Ao aceitar o cabelo natural o bolso fica um pouquinho mais cheio no fim do mês. Além disto, o corte dura mais, então você também vai voltar menos vezes ao cabeleireiro.

7 – E se o tratamento para alisar der errado? Você vai ficar um tempo com o cabelo danificado e depois ainda vai ter que sair em busca de um novo tratamento – que também pode dar errado. Nove entre dez vezes a culpa é da química, e não do cabeleireiro.

8 – É motivo de orgulho. Ora, black power não tem este nome por acaso! É poder negro sim, tenha orgulho de exibir algo que identifica a sua história e a de seus antepassados!

9 – Hoje em dia ninguém mais discrimina uma pessoa pelo cabelo. Antigamente a pessoa que usava black power e tranças afro não era bem vista, mas hoje em dia ninguém mais pensa que isto é defeito de caráter – ainda bem. E se alguém pensar, denuncie. É ilegal e é crime.

10 – Ganhe tempo. Pense quanto tempo você gasta no salão e depois fazendo a manutenção em casa com escova e chapinha? Com o cabelo natural é muito mais fácil. Lave, enxugue e pronto. É só procurar aprender o melhor jeito de lavar, o melhor produto para você, a melhor forma de cuidar – e não é nada que uma pesquisa na internet não resolva!

Fonte: angolanasnaturais.wordpress.com

Por Tania Vinhas – Hair Experts (via Nelson Kwame)

12 comentários:

  1. Ta ai um post que todas as que tem cabelos crespos,cachiados deveriam ler.
    Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Gostei da ideia e estou copiando também!

    ResponderExcluir
  3. Verdade, meu povo!
    Minha chapa tá há meses descansando em paz e estou mto contente!!!
    Bjssssssssss!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse texto! Mas infelizmente o tópico 9 não é bem a realidade do Brasil :(

    ResponderExcluir
  5. Não concordei com o ponto 3 e 9. Eu pensava que cabelo black/afro era sinônimo de estilo, moda e etc., mas é muito equivocado dizer que mulheres negras devem se aceitar como são só pq isso faz com elas sejam vistas como 'estilosas'. Aceitar o próprio cabelo é se aceitar. Sem mais. Até pq o estilo não está no cabelo, mas na pessoa que o carrega. 'Hoje em dia ninguém mais discrimina uma pessoa pelo cabelo'? Ã? Em que mundo isso acontece? Pq no meu isso é tão constante quando a cor da minha pele. Pode ser que muitas pessoas achem legal, mas muitos ainda olham com preconceito. Isso é fato.

    ResponderExcluir
  6. Assino em baixo..

    Tem dois post sobre o que penso sobre o assunto

    http://souldestilo.blogspot.com/2011/05/cabelo-afro-assumi-los-ou-nao.html

    http://souldestilo.blogspot.com/2011/05/cabelo-afro-assumi-los-ou-nao.html

    ResponderExcluir
  7. Post muito bom, mas os itens 3 e 9 estão fora da minha realidade. Já me disseram vc é muito estilosa, mas se fizesse uma escova. Eca!

    ResponderExcluir
  8. Ainda há muita descriminação por causa do cabelo sim...infelizmente tanto negros como brancos olham mal para o cabelo crespo mas para mim a opinião de gente ignorante vale 0.
    Adoro o meu afro e sinto-me bela com ele.
    Em relação ao ponto 3 é uma faca de dois gumes,porque eu conheço rapazes que usam o cabelo afro por estilo mas não acham atraente uma mulher negra usar cabelo natural.Eles usam o cabelo natural crespo porque os brancos acham piada a isso mas lá no fundo ainda há um certo complexo quando o assunto é ver uma mulher negra com o seu afro.Muito lamentável mas é a realidade!

    ResponderExcluir
  9. Meu cabelo é lisinho,lisinho, mas minha amiguinhas quando eu era pequena todas tinham o cabelo cacheado ou afro, eu adoro até hoje esse tipo de cabelo, quando eu era menor minha mãe me pegava no quarto enrolando o cabelo com um pote de gel, de lado. Uma loucura, mas num dava Jeito, Acho lindo msm, Mais to Feliz com meu cabelo, foi Deus que Deu né.
    Beijo Lindas!!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Moro num bairro periferico de Salvador e a cada 10 pessoas aqui 8 são negras éh dificil ver preconceito aqui, pelo menos aqui nunca sofri nem sei de nenhum um caso, masss tenho amigas que quando vai ao shopping
    afff chega ficar constrangida olham de cima pra baixo elas dizem que se sentem como um ''ET '' finjem que nao se importam e dão um ar de superioridade as vezes a propria raça as condenam olha como se dissesem: meu Deus ela nao conhece definitiva relaxamento af deve querer aparecer.PRECONCEITUOSOS IDIOTAS incubados me dá uma raiva. Mas desde de que o mundo éh mundo sempre vai haver preconceito se tem um bocao se e gordinho se eh baixinho se éh homossexual, mas Deus ah de um dia fazer JUSTIÇA por nós. Eu me considero negra apesar de ser morena clara morro de raiva de ter nascido mas moreninha na cor de meu pai mas Dus quis assim, to na transiçao cabelo com quimica pra cabelo natural vou conseguir fe no Paiii!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...