30 novembro 2010

Consciência, que dia é hoje mesmo hein?

Por:

Numa das minhas matérias da faculdade, e que se chama Filosofia Política, nós falamos de muitos assuntos, inclusive sobre o real significado da palavra filosofia, ela vem do grego 'philosophia' e significa algo como ‘amor’, ‘amizade’ pela sabedoria… também significa questionamento. Resolvi então atribuir minha própria versão de filosofia que é bem parecida com as demais, pra mim é interrogação, reflexão – pura e simples – o ato de pensar sobre os acontecimentos, as transformações, os movimentos do mundo… enfim.. Pensar sobre tudo que te cerca e te acontece, buscando esclarecimento e compreensão.

Leiam as questões abaixo e reflitam. Convido-te a construir alguma reflexão sobre os temas.


*Porque homens negros ganham menos e mulheres negras menos ainda? Porque negros ocupam normalmente as funções de salários mais baixos?

*Porque a menina negra que se relaciona com uma pessoa branca é vista como se tivesse vergonha de sua raça ou como se quisesse ‘melhorar’ a cor de seus filhos, enquanto que o homem negro visto com uma branca é visto como ‘o bom’?


*Se os brancos mudam a cor, o penteado, a textura de seus cabelos, porque os negros não podem também alisá-los? Porque isso é visto como negação de raça e cultura?


*Ser negro esta na moda? Até que ponto isso é afirmação de cultura ou modismo?


*Porque seu cabelo tem tanto peso numa entrevista de emprego? Ou o modo como se veste? Ou a expressão da sua religião? Quando a única coisa que deveria ser levada em conta é a sua capacidade.


*Porque negros só são admirados e valorizados nos esportes e quando aparece um que toca violino todo mundo fica impressionado?


*Porque modelos negros têm seus cabelos raspados em maioria? Seria um ideal étnico? Um padrão de beleza?


*A televisão e todos os meios de comunicação parecem estar só cumprindo uma ‘cota’ de negros na programação? Um único BBB, um ou dois repórteres, um personagem pobre, ou trapaceiro, ou barraqueiro… um único bebe de fraudas.


*As cotas são uma medida correta? É afirmação de incapacidade? Ate que ponto elas diminuem as diferenças?


*Quem é dos anos 90 pra trás… tinha Barbie negra? Qual o peso disso para as crianças?


*E heróis e protagonistas nos filmes, nos desenhos, nas series de TV? Quantos vocês conhecem?


*Negro, preto, mulato, moreninho, escurinho… quem pode chamar assim? Porque ainda é tão estranho ser chamado de negro ou se assumir negro? E quando um branco fala, qual é o peso, a conotação que isso tem?


*Raça branca, raça negra…quantas raças você acha que existem?


*Os ídolos negros mais conhecidos sofrem um processo de ‘embranquecimento’, seja nas roupas, nos cabelos, e principalmente na cor da pele. Essa informação é real?


*Porque se fala tanto em defesa da minoria negra, quando na verdade ela é a maior do nosso país?


Bom, essas são só algumas das perguntas que me ocorreram em algum momento da vida… ficam ai sem resposta para que cada um consiga suas próprias, sozinho.

Convido, instigo vocês a pensar… pensar as perguntas que dão na nossa cara todos os dias. Nas ruas, no colégio, no trabalho e mesmo em casa.

Pra mim o dia da Consciência Negra é hoje, é amanha, é sempre! Até o dia em que injustiças não mais existam.

Pra que futuramente, meninas não tenham que olhar os cabelos lisos das loirinhas na sala e imaginar que só seriam bonitas se o tivessem, e que aprendam a valorizar seus traços, lindos traços… Para que os meninos não tenham que raspar seus cabelos para não serem zoados no colégio. Para que as crianças de amanha não ouçam as piadas que eu ouvi, e não vejam no olhar da professora o desajeitamento ou a pena. Para que não sofram vendo a professora alisando os cabelos das outras crianças enquanto que elas nunca tiveram um afago assim dentro da classe.

Para que os jovens que tanto mudam, possam mudar independente da cor de sua pele, o modo como usam seus cabelos, e alisem e enrolem, e raspem e pintem de roxo como eu fiz agora! E do modo como o fizerem que não sejam vistos com descriminação de nenhum modo.

E para que os adultos não carreguem essas lembranças, que parecem coisas pequenas, mas tem um peso grande quando se lembram delas e ensinem diferente também os seus filhos. Ensinem a respeitar as diferenças, seja a cor da pele, a deficiência física ou mental do outro, a religião, a cultura… que ensinem seus filhos que todos são diferentes e que é isso que faz o mundo tão bonito (frase da minha querida avó).

Acho que deveriam criar um dia da Consciência, da negra, da branca, da pessoa com necessidades especiais, da indígena, da oriental, pois todos somos seres humanos com a mesma cor de sangue e iguais em tudo por dentro e iguais em Consciência.

Um dia pra fazer pensar, pra filosofar um pouquinho e interrogar o instituído; e assim mudar o que nos aflige e mudar pra melhor, a favor do bem comum.

Hoje vamos pensar nessas questões e em outras, vamos lembrar as lutas dos irmãos que vieram de tão longe obrigados, dos que lutaram e deram seu sangue, sua vida pela iberdade que hoje possuímos. Relembrar seu sofrimento com muita tristeza é verdade, mas com o sentimento de vitoria, de ter-mos chegado aqui e de que ainda vamos ter muitas outras vitorias!

A luta não acabou irmãzinhos!

E viva Zumbi!

Por:

fonte : http://dolcedagua.blogspot.com/2010/11/consciencia.html

5 comentários:

  1. tu num ta afim de editar meus textos nao hein? nunca coloco formatação em nada...e fica tao mais lecal assim...hihihi
    como sempre...parece outro texto diferente do escrevi, só pela diferença nas letrinhas...
    enfim...nao vo dizer q o texto eh bom...pq ta meio perdido,mas enfim..axo q deu!
    bligadaa

    ResponderExcluir
  2. Faltou uma pergunta: Por que ou para que ter um dia (feriado em algumas cidades e declarado pelo presidente Lula em 2010 que será nacional em 2011), chamado de consciencia e mais, consciencia negra? Acho que esse é o principio do texto. Nosso erro é achar sempre que temos que dividir o que temos quando sempre nos são negados os atibutos e privilégios da sociedade. Que bom ter um dia da consciencia negra, que ruim achar que deveria ter do branco, pois eles já tem a 364 dias pra comemorar e valorizar a cultura deles sobre a nosaa. A mensagem de tolerancia e respeito entre as diferenças é a melhor coisa que podemos passar a diante. Gostei muito do texto. Precisava realmente ter lido..bjos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. *Porque os negros se vende, SEMPRE ,como discriminado!?Por que os negros tem em sua maioria preguiça de irem alem de um jogador de futebol e sambista!?

    *Por que o negro sem merecimento recebe cotas do Estado e mesmo com todo esse empurrão racista de cotas as vagas para pessoas "negras" em medicina não são totalmente preenchidas!?

    *Por que os negros não sabem a diferença entre Raça e Etnia?

    *Por que o negro Brasileiro e mil vezes atrasados em comparação ao americanos?

    *Por que negro e racista com pessoas de pele branca?

    *Por que negro Brasileiro se acha mais descendente de africano do que um brasileiro de pigmentação mais clara?

    *Nao sabia que ser negro e ter que se vestir como escravo!?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...