21 setembro 2010

Reconhendo as minhas origens

Por: Ramona Flores


Como toda garota,com o cabelo denominado "ruim" perante a sociedade. Eu era uma das enriquecedoras dos salões de cabeleleiro,me submetia a vários tratamentos capilares, com químicas fortissímas,para que meu cabelo ficasse Liso, era em torno de três em três meses, esse sofrimento de puxa aqui, arde ali, fora as feridas que ficavam em meu couro cabeludo e o custo de cada tratamento. Fiquei escrava das químicas por 6 anos.

No fim de 2007 conheci uma pessoa da qual, até hoje sou grata, por ter aberto meus olhos à minha verdadeira origem, essa pessoa me ensinou que meus traços, meus lábios, meu cabelo "ruim"e meu nariz avantajado, que não precisava me submeter mais a sociedade, que impõem um padrão Europeu desdo momento em que nascemos,até o nosso crescimento.



Estou com 18 anos, porém vai fazer 3 anos do qual me reconheço como Negra, por mais que falem que Não sou Negra, por minha cor não ser escura, por dizerem que sou Branca, ou Amarela;sendo que minha cor esta em meu sangue,que é vermelho e vem de minha decendência afro brasileira, creio que não preciso de uma denominação de uma cor e sim o reconhecimento de meus antepassados.



Apartir do momento em que cheguei no salão do cabeleleiro que sempre tratou de meu cabelo e falei: - Gil corta toda a quimica e deixa meu cabelo Natural. Não foi apenas por estética ou moda, foi o reconhecimento de minha verdadeira origem, e o sepultamento de uma pessoa que não tinha a sua idêntidade própria e verdadeira.



E agora cá estou,feliz,linda e mais forte com ideias dos quais anteriormente não tinha.




Por: Ramona Flores

13 comentários:

  1. A Ramona é linda demais! Sou fã!
    Me emocionou de verdade esse relato, não tive como não me identificar.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O RELATO DA BELA RAMONA ,RELATO DE UMA MULHER NEGRA GURREIRA DE FORÇA E DE BELEZA NATURAL HERDADA PELOS NOSSOS ANCESTRAIS,PELO MEU SEU NOSSO POVO NEGRO.SALVE LINDA RAMONA!!!!PS: ESSE BLOG É SHOW!!!

    ResponderExcluir
  3. É linda do cabelo lindo e de consciência invejável. Manda muito bem essa Ramona. Espero que outras se inspirem, se identifiquem e tenham coragem de mudar. Identidade não se negocia, e sempre dá tempo de repensar os conceitos. :*

    ResponderExcluir
  4. amei seu blog!!!! ;)
    meu sonho é ter um cabelão desses bem armados. eu tenho q me contentar com meu encaracolado fraquinho e mto ativador de cachos.

    parabens pelo tema do blog!!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço aos elogios de todo.E logicamente ao Fábio e toda a equipe Nagô,por terem montado esse blog,que ajuda e incentiva a todos que realmente,querem assumir a sua verdadeira idêntidade.

    ResponderExcluir
  6. História muito inspiradora! Parabéns pela iniciativa! E que isso ajude muitas meninas negras que estão passando pela mesma situação!

    ResponderExcluir
  7. Ramona e Vivis as duas pretas "claras" do cabelo mais lindo. Orgulho delas!

    ResponderExcluir
  8. Ramona é um **lusho** #MBP

    ResponderExcluir
  9. Ramona vc é tudoooo...
    De lindo, de bom e positivo, agora vou voltar a minhas raizes; vou passar por uma faze de transição e deixar meus cabelos ao natural, chega de ditadura!
    Quero ser Eu mesma!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Ramona minha historia é bem parecida com a sua,tbm sou de pele clara porem com todos esses traços negros q eu amo, olhos, boca, cabelo, corpo! A diferença eh q eu passei mais tempo escrava, e fui eu mesma que cortei as quimicas do meu cabelo! é uma sensação indescritivel axo q só não é melhor do q ser mãe, me orgulho hj de quem sou e da consciencia q sozinha encontrei, e fico feliz de saber q tem mais meninas por ai tendo essa consciencia! Abraços!meu twitter @luciadebora

    ResponderExcluir
  11. Muito perfeita a Ramona,
    Adorei as fotos e o texto, realmente nossa genética é avantajada na maioria dos sentidos, não há porque sentir vergonha! E sim, muuuito orgulho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...