01 julho 2010

E tem como não se sentir em casa?

Brasileiros invadem a áfrica do sul e fazem da copa um verdadeiro carnaval
Por: Leandro Gaignoux

Que nós brasileiros gostamos de festa, não é novidade para ninguém, agora você já imaginou como ficamos quando estamos presentes em uma Copa do Mundo? Com certeza é farra e animação o tempo todo, basta chegar em algum lugar, ouvir a batucada e procurar os brazucas no comando. Isto é uma afirmação exata, como dois mais dois são quatro, parece que está no nosso sangue.



você está lendo #GaignouxNaCopa


Andar com uma camisa ou algo que faça referência ao Brasil é ter certeza que receberá algum tipo de demonstração carinhosa em relação ao nosso país, muita das vezes este fato aconteceu comigo e com muitos brasileiros que estão por aqui.O interessante é que nesta copa foi possível ver diversos carros enfeitados com bandeiras canarinhas, depois da eliminação dos Bafanas-Bafanas os torcedores locais escolheram a seleção brasileira como time preferido para torcer.


No início do mundial fui até a Praça Nelson Mandela Square, um dos lugares mais bem freqüentados de Johanesburgo, para conferir o movimento dos fãs. Chegando lá o primeiro sentimento que tive foi o de estar me sentindo em casa, foi só ouvir o sambinha para ter esta agradável sensação. Também fiquei surpreso ao ver sul-africanos, argentinos e alemães no meio do batuque brasileiro tentando arriscar uma tímida sambadinha.

Estes fatos demonstram a admiração que eles têm por nós, estou aqui há um ano e meio e sempre fui bem tratado por onde passei. Foi só falar que era do Brasil para eles me falarem de carnaval e Ronaldinho Gaúcho, este é o jogador brasileiro que mais admiram e sempre me questionam porque o Dunga não o convocou para a copa do mundo.

Todos sabemos que a África do Sul mesmo após o regime do Apartheid ainda sofre com algumas cicatrizes, e como somos vistos pelos dois lados? Bem, os negros nos adoram, estes possuem o mesmo espírito festeiro. Já os brancos, bem como o jeito europeu de ser, é mais fechado e sério, mas nada que com o tempo mude. .A verdade é uma só: Brasileiro é adorado por onde passa, seja aqui na África ou em qualquer outro lugar.