27 julho 2012

A Raiz da História #17 tinha vergonha de usar meu cabelo natural

Por:Wildelane Barros

Minha primeira experiência com a mudança nos meus cabelos foi bem cedo. Por volta dos meus nove anos, por influência de uma vizinha cabeleireira, acabei alisando com química e, ainda por cima, escondida da minha mãe, que sempre foi contra, apesar dela ter os cabelo absurdamente lisos, mas que não foram herdados por mim. rs

Daí em diante, passei por todas as químicas e escovas já conhecidas. Algumas deram super certo e outras acabaram com meus fios. Porém, como gosto muito de mudar, eu alternava as químicas com as tranças. Até que parei de trançar por uns dois anos por causa das influências., mas sem deixar de alisar a raiz , que é o foco pra não deixar os fios naturais se desenvolverem. Porque morria de vergonha de usar meu cabelo natural! Nem esperava o efeito de uma coisa acabar e já estava fazendo outra e, claro, gastando rios de dinheiro. Eu fazia escova toda sexta feira. Era um gasto desnecessário.



Em 2010 eu mudei de ciclo social e acabei conhecendo muitas pessoas
que valorizavam o cabelo natural e ampliaram minha visão (agradeço a

Deus pela vida dessas pessoas que hoje em dia são minhas grandes amigas). Com isso eu fui me convencendo e deixei todo o meu medo de lado ano passado.

Decidi deixar meu cabelo em paz. Fiz rasta, fiz dreads, fiz nagô. E parei de alisar de uma vez por todas. Um belo dia que acordei muito corajosa, fui no Trança Nagô pra trocar as tranças e pedi pro Emanoel cortar toda parte alisada... me senti renovada! Depois de alguns minutos de desespero, é claro... rsrsrs!


Hoje preservo um cabelo curto e natural que cresce devagarzinho. Natural mesmo! Não uso nada além de hidratação e leave in. E já aderi ao garfo de madeira pra me ajudar a dar volume, que era um sonho.


Me desprendi de todo preconceito e me sinto linda assim . O mais legal é ouvir as pessoas dizendo: Você fica bem mais bonita com o cabelo assim!


Isso dá até emoção! rs

#voceleu A Raiz da História
Bem, assim como tem em alguns blogs, aqui você vai pode conta a história do seu
cabelo. Contar todo o processo, seus medos, os resultados, o que ajudou . . .
Quer participar também?! Manda a história com fotos
pro e-mail:trancanago@gmail.com No assunto: A Raiz da História.