19 outubro 2011

Red lipstick

Por: Élida Aquino


Quem me vê via Facebook sabe que ultimamente estou vivendo a fixação por batons. Nas minhas últimas aquisições estão três batons da linha Colordisiac da Avon, entre eles o Sensual (uuui!), que amo muito e guardo com carinho. Não quero falar sobre um produto e sim sobre a cor que atrai todas nós, mas que ainda deixa as meninas pretas com o pé atrás. Vermelho, queridas! Antes da parte prática, um pouco de história retirada do Incomum em Comum: “... o batom que conhecemos hoje foi inventado no século passado pelo francês Rhocopis. A massa que consistia em uma mistura de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão era vendida em embalagens de papel de seda e a primeira cor inventada, claro o vermelho, conquistou mulheres do mundo inteiro. Mas foi só durante a Primeira Guerra Mundial que as donas de casa perderam o preconceito e aderiram à moda do batom vermelho que até então só enfeitavam as bocas das pin ups e celebridades de Hollywood.”

Negras PODEM SIM usar batom vermelho. Mesmo sendo uma cor que chama atenção naturalmente, o que todas precisamos saber é usar bom senso, bom gosto e equilíbrio na maquiagem e o resto vai ser insignificante. Segundo o Soul Negra“(...) Como a boca já está colorida, uma sugestão, pelo menos para quem está começando a perder o medo do mito do batom vermelho, é melhor fazer um olho neutro, mais apagado (ao estilo boca tudo, olho nada)”. Então, antes de tudo, comece bem sua maquiagem. Use produtos certos para sua tonalidade de pele, passe corretamente todos eles e depois se divirta com o vermelho que escolheu. Como assim? Pois é, existem várias opções. Desde os alaranjados até os que estão mais pra vinho sem deixar de ser vermelhos. Por isso, escolha suas cores de acordo com seu tom de pele. Na verdade não importa se vai ser muito “chamativo” ou não, o batom só precisa combinar com você.

Abaixo estão fotos de meninas que
não tem medo de “vermelhar” (eu tô ali com o Sensual! a 1º)


No Moda.Música.Cultura.Geral., blog da Salisa Barbosa, há uma “receitinha” pra não errar na hora do batom vermelho, a mesma que ela usou pra fazer a make da foto. É claro que vocês não precisam, necessariamente, usar os mesmos produtos. Só notem que a Salisa sabe bem o que combina com ela e não usou nada indiscriminadamente.

1 - Base NC45, MAC
2 - Pó Ipanema, Victoria Secrets
3 - Blush Peachtwist, MAC (dica da Salisa: misturar blush com um pó mais escuro que o tom da sua pele)
4 - Rímel The Colossal*, Maybeline e False Lashes, MAC
5 - Lápis preto (canto externo do olho)
6 - Sombra pérola, Clinique (canto interno do olho)
7 - Batom Vermelho Matte, Koloss (dica da Salisa: Ele é maravilhoso. Não escorre, não deixa a boca melada e não brilha!)

* The Colossal é um achado indispensável pra todas. Invistam nele.

Agora, um tutorial bem sincero pra imitar, que você também pode acompanhar no Hey Cute.