07 julho 2011

Fator encolhimento

Fonte:cabelocrespoecabelobom



Uma das coisas que mais incomodam quando se assume os crespinhos naturais é o tempo que ele leva para crescer. Algumas vezes temos a sensação de que o cabelo não sai do lugar.

Na verdade, o cabelo cresce sim, e muito bem. O que acontece é que não levamos em consideração o que chamo de “fator encolhimento”. O que é isso?

Por causa do formato dos fios (em espiral ou zigue-zague), o cabelo pode encolher de 50% a 80% do seu comprimento atual. Isto significa que ele vai aparentar ter a metade do comprimento que ele tem de fato.

Você sabe bem do que estou falando. Quando você puxa uma pequena mecha, deixando-a bem esticada, o fio pode bater nos ombros. Mas quando você solta a mecha, ela vai parar na altura da orelha.

Peguei dois fios do meu cabelo e fotografei um esticado e o outro enrolado. A foto não ficou muito boa, mas já dá para ter uma ideia do “efeito mola”.




Pode parecer um pouco decepcionante, mas esta é uma das características do cabelo crespo e faz parte do processo de ter o cabelo natural. Se você não gosta deste “efeito mola”, vai precisar aprender a conviver com ele.

Se você optou pelo corte radical, terá que esperar de oito meses a um ano até que o comprimento do cabelo apareça de modo mais significativo.

Também não é fácil para as meninas que estão na fase de transição do alisado para o crespo, porque terão que agüentar por um bom tempo o volume dos crespos perto da raiz e as pontas lisas.

Portanto, é preciso ter paciência e se manter firme até o cabelo ficar do jeito que deseja. Enquanto isso, um bom truque é usar um leave-in mais espesso, porque define mais os cachos e evita que fiquem tão colados na raiz.


Fonte:cabelocrespoecabelobom