05 julho 2011

Dreadlocks e suas perguntas

Duvidas freqüentes a respeito de dreads.
Por Fernanda Moraes

Algumas pessoas possuem muita dificuldade para entender os dreads. Mas, não existe fórmula, motivo, ou seja, lá o que... Já mostrei aqui quais os tipos de dreads, os dreads no caso das meninas, a história dos dreadslocks, como usar dread no verão... Enfim, mas as pessoas ainda continuam com algumas dúvidas.

Falar de cabelo, dar dicas é muito difícil, porque cada um tem um e nem sempre o que acontece no meu dread vai acontecer no da Maria. Outro dia uma leitora perguntou a mim como fazia pra deixar o cabelo que nem dessa foto. Aí eu disse que não sabia, pois era gringa, mas que pelo jeito, parecia que a mina tinha enrolado os dreads em bob’s, aquele da nossa vó mesmo. Parece, por que eu não posso afirmar nada... Nenhum dread é igual ao outro. Por conta disto, resolvi fazer um resuminho para quem tem dúvida, curiosidade ou tá com o pezinho atrás para fazer dread.

Lá vai:
1- Por que você faz “isso”? “Isso”, não, minha filha! Risos! Sério, quem tem dread sabe que é essa a primeira pergunta que fazem. E a resposta depende muito do meu humor no dia.
2- Como fazer? Existem alguns tipos para se fazer dreads. O mais usado é com a agulha, aquela de crochê. Mas, eu sempre digo que se você não sabe fazer, não faça. O resultado pode não sair legal e pra desembolar vai ser zica! Tem, também, dread com cera. Mas, esse tipo precisa de um pouco mais de cuidado, já que a cera dificulta que o cabelo seque. Existe o dread de linha, é ideal para quem ainda não se decidiu por fazer ou não os dreads definitivos. E juntinho com o dread de linha está o dread temporário que algumas pessoas fazem com produtos finalizadores ou aquele ASPA, sabe? Só que os dreads não vão durar mais do que um dia. E tem, também, os “apliques”, dreads que você pode colocar e tirar quando quiser. É uma boa pra ficar na moda.

3- Dá pra tirar dread definitivo? Não!Não e não! Se você usou agulha, cera ou seu cabelo dredou naturalmente, não adianta que não sai. Aliás, sai se você cortar a parte onde está o dread. Então, quem tem dread na cabeça toda, é a hora de usar a boa máquina 0!

4- Que tipo de cabelo pode ter dread? Todos! Os lisos demoram um pouco mais, por isso eu aconselho usar a agulha nesses tipos de cabelo. Mas, todo tipo de cabelo pode ter dread. Pequeno, grande, com tinta, com química (vai demorar mais também). Ufa! Nos cabelos pequenos é bom deixar crescer um pouco porque senão não dá pra dredar: Uns 3 ou 4 dedos já dão.

5- Manutenção e lavar? Tá com dúvida? Eu, particularmente, passo meses sem fazer manutenção nos meus dreads, me viro bem quando o tempo e o dinheiro são curtos... Mas, cada um é cada um e se você quiser fazer manutenção todo dia, faça! Não vai acontecer nada! Risos! E para lavar, Fernanda? Essa parte é sinistra e, diferente da manutenção, você não vai poder lavar todo dia! Se neguinho e branquinho lava o dread todo dia é um louco, porque, SIM, vai mofar! Dread não seca num piscar de olhos. E se não tiver cuidado máximo, o cabelo vai pro saco. Outra coisa que não rola é passar creme, condicionador, silicone, leave-in etc. Esses produtos aumentam a oleosidade do cabelo, além de dar caspa. E cá pra nós: a idéia não é embolar? Pra quê passar creme? Eu vivo dando a dica do sabão de coco. É ótimo para QUALQUER cabelo, ainda mais para dread. Eu uso sabonete, também, quando não tem o de coco. Só evito passar xampu, demora horas para fazer efeito e mais algumas horas para sair do meu cabelo.

6- Posso pintar? Pode passar química? Vou falar do meu caso: eu pinto meus dreads, sempre pintei meu cabelo antes mesmo dos dreads. E AMO e dá super certo! Tirando isso, não passo mais nada nele... Não sei como faz para passar química e nem sei porque alguém passaria, mas... sabe-se lá...

7- E o mau cheiro? Vamos combinar que o corpo dá sinais e o mau cheiro pode ser algum problema sério. Dermatologista é o indicado. Mas, se você abusa da água, dos produtos, não cuida do cabelo. Aí é pegar a nossa amiguinha tesoura e ter paciência pra começar tudo de novo. Dread não tem mau cheiro. Dread não é sujo. Se tiver mau cheiro ou se é sujo, me perdoem, mas é porcaria do dono da cabeça, né?

8- Em quanto tempo meu cabelo dreda? Paciência! Palavra de ordem! Muita paciência porque demora e bastante. Se você quer entrar para moda dos dreadlocks da Lapa ou da Augusta, corre! Porque até seu cabelo dredar a moda já acabou! Não vai pensando que dread se faz da noite pro dia, porque é ilusão. Dread não se faz, se cultiva... Então se você é da modinha e não vai cultivar, nem perca tempo, porque você vai sofrer. Agora, se você ta a fim de perder dias enrolando dread POR dread, okay... Pode demorar alguns meses, até um ano ou mais para ele ficar bem legal. Eu tenho dread há 4 anos e pouco e semana passada descobri que nem todos estão dredados totalmente. Chorei? Nada! É bom porque vou ter o que fazer nos domingos chuvosos!

9- Quanto e onde? Nem sempre quem diz que faz manutenção de dread tem jeito mesmo pra coisa. Tem gente que não tem paciência e eu já sofri muito porque eu tenho muito cabelo. Então, o jeito é indicação de pessoas legais que fazem dread. O valor “vareia”. rs! O mínimo que cobram é 100 reais e o máximo pode ser 300, 400 (salão na zona sul mete a mão mesmo). Depende do tamanho do cabelo da pessoa. Agora, manutenção já é mais barato, o mínimo são 50 reais e o máximo 100, já paguei 90 e não gostei nada. rs!

Resuminho básico para quem tá na tensão pré-dreadlock. Tem dica? Tem dúvida? É só comentar aqui embaixo ou mandar email pro trancanago@gmail.com. Vou ter o maior prazer em saber as diquinhas e dúvidas de vocês. Paz e bem.

Por Fernanda Moraes