18 maio 2011

Casamento Parte 1

Casar pra que?
Por: Fabio Alves

Estamos reunidos aqui para selar o matrimonio entre . . .



Quem não conhece esse texto... Estamos no mês de maio, mês das noivas esse é o 1º post de uma serie (assim espero) sobre o assunto.

Mês de maio mês das noivas, mas porque maio é considerado o mês das noivas? Bem, não existe uma explicação muito certa para essa ligação; alguns falam que maio foi intitulado mês das noivas por influência da Igreja Católica pois é o mês da consagração de Maria, mãe de Cristo. A comemoração do dia das mães, no segundo domingo de maio, também contribuiu para a associação com as noivas. SERÁ ?

Pesquisas (? não lembro) mostram que o povo está mudando de mês para o casório, tá ficando mais pro final do ano, junto com o papai Noel. Tem uma explicação bem lógica, que é o que movimenta o mundo (...sexo) –não ! DINHEIRO! É quando sai o 13º salário, e algumas outras gratificações, ai o povo se anima, TÔ RICO e casa ! ¬¬

Eu, fulana, prometo ser fiel, amar e respeitar na saúde e na doença, na alegria e na tristeza até que a morte nos separe ...

Até a morte, casamento é pra ser um coisa feliz eeeee ( \o/ ), ai no texto vem “que a morte nos separe” - Pesado. Casamento é um momento de emoção, mãe, tia, avó, a prima todos tomados pela inebriante sensação de conto de fadas. Tudo bem... a igreja tem a ver com esse tipo de casamento que temos hoje, mas a Disney também influenciou com a idéia dos contos de fadas. Que colaborou para essa idéia de amor eterno e sublime deve ser dá i que saiu o “até que a morte nos separe...”

Tem alguém no recinto, que seja contra esse casamento, QUE FALE AGORA OU SE CALE PARA SEMPRE.

Nessa parte sempre pensei, “-eu não tenho nada contra, então vou ter que ficar mudo pro resto da minha vida?” Na verdade o casamento nada mais é que a formalização de uma família. Mesmo sendo uma cerimônia com as coisas predeterminadas e burocráticas, há um “que” de magia nesse dia, algo de especial (será que eu sou romântico?). Já li que a família é um instituição falida, que casamento nao está com nada, mas acredito que não seja falida, só mudou, mudou de formato, não é mais a mesma coisa que há 25 anos.

E, então o esperado “Eu vos declaro marido e mulher” ... seguido da euforia causada pelo “Pode beijar a noiva”.

Por: Fabio Alves