17 janeiro 2011

Grupo Inquérito -#MUDANÇA

"É som de ladrão,sim.É som de bandido..."

Por: Fernanda Moraes


Indo direto ao ponto. Metendo o dedo na ferida. É assim que posso descrever o novo trabalho do grupo de RAP paulista Inquérito, formado pelo MC Renan, Dj Rodrigo e Pop Black.



Na cena do Rap Nacional há alguns anos, o Rap seco/direto desse grupo chegou á mim por um amigo, lembro de ouvir o primeiro CD e ficar perplexa com tamanha qualidade do som. Coisa que há muito tempo não ouvia no Rap Nacional. Virei fã!

E agora, algum tempo depois, estou eu neurótica com o reply do meu ipod: Fresquinho, fresquinho o novo CD do Grupo Inquérito ultrapassou as expectativas. As minhas, pelo menos.

O nome do novo trabalho é MUDANÇA e quem ouve o papo mais do que reto do Renan logo na introdução do CD, não precisa de explicações...

"Ai, eu sou mais um da geração da mudança, que vem mudando regras, padrões, pensamentos, pessoas. Geração que mostrou pro mundo um novo jeito e fazer música: PUM PÁ! Uma batida seca, uma mensagem áspera, um novo jeito de cantar, pintar, dançar, se vestir.Quando tudo era negado oi preciso mudar: Tirar as artes da galeria e levar pras ruas, pros muros da cidade, tirar poesia das bibliotecas e levar pro sarau, nas quebradas. Tudo isso sem a força das armas, só com a força da palavra: MUDANÇA!"



E a mudança segue assim,sem ser repetitivo,o CD possuí 20 faixas. Conta com participações especiais como o Grupo Realidade Cruel, DBS, Dexter, Rapadura, Emicida e Cagebê.

O grupo segue uma linha de raciocínio, quem conhece o grupo, pode constatar no novo trabalho, pequenos detalhes que nos fazem lembrar antigas situações, antigas músicas. Mas também posso garantir que quem não conhece o grupo de forma nenhuma irá ficar perdido na história. Coisa que nem todos os Rappers sabem fazer e que eu prezo bastante.

Como uma prévia,o sigle Mister M. foi lançado no começo de 2010.Se você não conhece, deveria. Isso não te é familiar?



Família, amor, amizade, crack, miséria, pobreza, favela, movimento, homenagem ao Hip-Hop. Acima de tudo críticas. Eu posso até me arriscar a falar que, da nova escola, o Grupo Inquérito seja a grande mudança que o Rap nacional precisa. Sinceramente eu torço pra isso!

Como afirma o grupo na faixa com participação do Realidade Cruel, Som pra ladrão:

"É som de ladrão,sim. É som de bandido...Então é som de juiz, de político. Som de Lalau, som de Beira-Mar. É som de Maluf, de Escobar!"

Eu sigo no reply e se ficou curioso, eu indico sempre: http://www.grupoinquerito.com.br Twitter- @grupoinquerito

Por:Fernanda Moraes