28 dezembro 2010

Retrospectiva *Nagô* 2010

os 11 post mais lidos do ano !


1-Como você pode usar as tranças. Assim, com a criatividade das trancistas é possível ser feito inúmeros desenhos e inúmeros movimentos. A escolha certa do desenho (modelo) deve levar em conta as forma da cabeça e do rosto da pessoa, o tipo de cabelo e as falhas no crescimento do cabelo de cada um. (LEIA+)


2- Origem da Trança Nagô Tranças Nagô é bastante antiga na África. Esta escultura de argila com trancinhas é da antiga civilização Nok da Nigéria. E Pode ser tão antiga quanto a 500 aC. Nok era uma civilização existente no norte da Nigéria que, no século V a.C. dominava a metalurgia. (LEIA+)



3- O passo a passo de um milagre! Quando as tranças passam a não ser uma opção e sim uma solução .Veja quem operou esse milagre (LEIA+)


4- As trancinhas de Neymar Jogador do santos muda o visual e usa algumas trancinhas (VEJA)

5- *Nagô* da Semana (VEJA)

6- Cabelos domados? Aja recursos para domar o cabelo crespo! Bandanas, arcos, elásticos... Uma infinidadede de rédeas para domar a juba. Uma bela vantagem do cabelo crespo é esse mesmo, os recursos. (LEIA+)

7- Quanto tempo dura as tranças! A duração varia de acordo com a capacidade de fixação do penteado de cada fio, podendo ser mantida por, pelo menos, 15 dias ou até mais dependendo do cuidado. Cada tipo de cabelo varia na durabilidade, cabelos lisos tendem a durar menos. (LEIA+)

8- As tranças de Vagner Love. Um pouco da identidade visual de Vagner Love (LEIA+)


9- Nagô e Geometria As tranças não são tão complicadas do que se pensava. As tranças estão ligadas intimamente com a matemática mais precisamente com a geometria. (LEIA+)

10- Dread Lock #Parte2 Como faz? Não faça, cultivem! Chegamos a parte mais prática e divertida da história... AAahhh é preciso paciência, dedicação e certeza absoluta quando se faz dread.(LEIA+)




11- Óleo da Mamona Tem efeitos mágicos no cabelo crespo. Passeando por aí achei dicas sobre um produto antigo, barato e que faz milagres. O óleo de rícino, que é o óleo da mamona, é mais um produtinho da vovó que quase ninguém bota fé, mas que tem efeitos mágicos no cabelo crespo, que fica ainda mais bonito. (LEIA+)

Feliz 2011

Então, 2010 acabou né ?

Graziela Gama
Eu não vi o blog nascer, mas estive presente quando começamos a crescer. Podemos dizer que hoje somos uma criança bem levada cheia de amiguinhos que contribuem para o nosso crescimento! O ano no e pro Trança *Nagô* foi muito bom, pois descobrimos, além de um pouco mais de cultura e música, meios de informar e entreter um público carente de um espaço fixo onde podem encontrar coisas de de um interesse tão específico. Quero agradecer todos que colaboraram na nossa infância e que continuem nos ajudando nessa caminhada! Um bom ano para todos! #grazifala

Fernanda Moraes
Quando eu venho aqui no Trança *Nagô* e leio os comentários, os elogios, as dúvidas eu me deparo com muitas meninas que são lindas (e não falo de beleza exterior), que são verdadeiras flores, enfim, que são verdadeiras leoas. E eu ADORO as mulheres desse meu subgrupo (Sim. Eu tenho inúmeros subgrupos). Elas têm certas características, mas não as conheço, talvez nunca nos conheceremos, mas por um minutinho só, eu as reconheço como sendo do bando. Talvez eu saiba o nome de duas ou três, talvez tenhamos amigos em comum, talvez freqüentemos o mesmo lugar, talvez veja seu blog e ache uma GRAÇA o jeito que você fala suas gírias e se pareça comigo há uns 3 anos atrás.Talvez você tenha me dado a idéia para um dos meus posts, talvez eu te ache um charminho com essa flor no cabelo, talvez eu te ache parecida com a minha melhor amiga, talvez eu até ache que nós pudéssemos ser melhores amigas, talvez, são só suposições (ou não!), sei lá... Não nos conhecemos, mas só queria cortar a faixa de inauguração, dar as BOAS VINDAS a quem é do bando e deixar claro que importante MESMO é cultivarmos as nossas jubas e sermos mais do que SÓ mulheres, sermos verdadeiras leoas!

Joyce Pinheiro

Natal é uma época feliz... você discorda? ahh é feliz sim! Eu só tenho lembranças boas do Natal... Bom, exceto pela vez que fiquei com febre no natal e ano novo (não lembro o ano). Não foi agradável. É claro, os natais são com menos pessoas hoje em dia para mim. Mas o que importa é que quem está perto é verdadeiro. No final das contas é só isso que faz a diferença.
Um natal que me marcou foi um que passei em Curitiba e presenciei a apresentação do coral das crianças no banco do HSBC no Palácio Avenida (vale conferir). Foi maravilhoso. No mesmo ano, lá mesmo em Curitiba, visitei uma casa super, mega enfeitada. Todo ano os donos da casa, em troca de alimentos para entidades sociais, abrem a residência para visitação e é literalmente mágico. Nesse dia eu estava lá com minha mãe, meus avós, tia e primo. Estava do outro lado da calçada, em frente à casa admirando. E uma estrela cadente passou. Não lembro do pedido.
Esse foi um dos meus momentos favoritos até hoje. E é com esse acontecimento natalino que fecho o ano desejando ótimas experiências natalinas a todos! E um MMXI com muitas realizações, momentos mágicos e trança nagô para vocês!

Agnes Maria
Escrever no para o blog contribuiu, não só para aprendizagem como para satisfação pessoal. Acredito nesse tipo de parceria entre as pessoas para que o blog possa caminhar colaborativamente, porém infelizmente nos últimos meses estive ausente nas postagens por falta de tempo. Mas sempre escuto elogios, dos amigos que conhecem o blog e pude perceber todo o crescimento dele, desde o primeiro dia que o encontrei na net. Portanto desejo ao blog e aos seus colaboradores, sucesso, crescimento e conhecimento sempre. E a todos e agora incluindo os leitores... Paz, saúde, felicidade, prosperidade, luz e cultura negra sempre !!

Fabio Alves
Não tem aquele papo de "um pequeno passo para um homem e um grande passo pra humanidade"? Então, foi mais ou menos isso que esse ano significou para o blog Trança *Nagô*. É muito bom ver que o que fazemos aqui no blog ser reconhecido por várias pessoas. (acho que já escrevi isso em algum lugar rs). Esse primeiro ano que passou foi fantástico , conhecer pessoas, fazer amigos e descobri coisas. Esse primeiro ano do blog , estou orgulhoso. Do que fazemos e construímos. É como botar um filho no mundo, mas sem as dores do parto. Sempre tem problemas mais tem alguns momentos que da um prazer danado. Sei que serei alvo de criticas construtivas ou não, juro tentar lidar com maturidade, mas falar e discutir coisas que acho devam ser ditas e que valem a pena discutir acho isso muito legal. Viva a internet.

Como não agradecer. Conto com a ajuda de alguns amigos queridos e de todos do Orkut. Então, agradeço a todos. Obrigado !! Obrigado !! e Obrigado !! O grande verbo de 2010 foi “descobrir” bem que venha outros verbos “panoix conjugar” em 2011!! Um Feliz 2011 para todos!! Obrigado !!

24 dezembro 2010

FEIRA PRETA 2010 #parte2 de 2

Segundo dia

Realmente a Feira Preta foi quente, muito quente, mas quente não só no sentido figurado, tava quente mesmo, calor. Boa parte dos 85 mil visitantes foram no segundo dia, o que é maravilhoso! O que fez com que o termostato aumentasse ainda mais. Aja água para combater o calor. O segundo dia realmente foi quente agora no sentido figurado, com muito samba rock e shows como o de Thiago Thomé colaboram muito pra aumentar a temperatura do ambiente.

Thiago Thomé, que foi vencedor do concurso Preta in Festival, o Coral Renovation Mass Choir e o Trio Estadunidense Nu Beginnings tocaram os grandes sucessos da black music e soul.

“Um abraço negro um sorriso negro". Essa era a trilha enquanto eu chegava no samba de mesa onde o pessoal parava pra cantar, dançar e trocar aquela ideia gostosa com a nega do lado. Nas atrações de samba estavam os Amigos do João, em uma samba de roda, e o Quinteto Branco e Preto, que subiu ao palco principal logo após Thiago Thomé.

Era facil encontrar D'black andando pelos corredores, assim como Lazaro Ramos, com um pouco mais de tietagem por conta o seu livro infantil livro A Velha Sentada. No livro, Lázaro conta a história de Edith uma menina desanimada que passa os dias no computador.


Tudo quanto é cabelo Fazendo a Cabeça de todos. Dread’s, tranças, twist e black de todos os tamanhos e gostos!


As tranças não podiam ficar de fora dessa festa, mas que uma festa uma celebração da cultura afro! E claro, muito bem representada por vários salões de alta qualidade. Cabelos feitos de tudo quanto é forma e era só alguém sentar na cadeira para fazer algumas trancinhas e o público já se aglomerava em volta. “Todos estão aqui por gostam”, disse Miriam Nazaret, cordenadora do salão Gente de Tranças.



Como não poderia faltar, estava presente a Cia das Tranças, afinal eles tiveram sua idealização junto com a feira com apresentações bem performáticas e pra lá de estilosa e conceituada. “Feira Preta, nove anos companhia das tranças, nove anos. É legal que é uma forma de comemorar!, conta Chris Oliveira, diretora da Cia das Tranças.










A Feira Preta é mais que um evento sócio cultural, é um evento econômico, pois movimenta cerca de 2,7 milhões de reais e apoia movimentos empreendedores ligados a cultura afro. “É um segmento altamente promissor. Hoje, as pessoas se auto-declaram negras e, aí, há oportunidade empreendedora. O mercado precisa enxergar essa população. Existem poucas empresas com desenvolvimento de produtos específicos para os negros”, diz Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta em entrevista ao IG




leia - FEIRA PRETA 2010 #parte2

23 dezembro 2010

FEIRA PRETA 2010 #parte1 de 2

Primeiro dia

Não tem aquele papo de "um pequeno passo para um homem e um grande passo pra humanidade"? Então, foi mais ou menos isso que a Feira Preta significou para o blog Trança *Nagô*. É muito bom ver que o que fazemos aqui no blog é reconhecido por várias pessoas. O que o @fabiopalves mais escutou foi: “Então é você?!”, ou seja, a Feira Preta foi marcada por grandes encontros, antes só feito via web.

Mas calma que nós vamos falar da feira!


Ao som de muito samba-rock, rap, hip hop e afro, a Feira Preta se desenrolou cheia de estilo e muito glamour. Negros na beca e negras impecáveis. Tudo quanto é cabelo Fazendo a Cabeça de todos. Dread’s, tranças, twist e black de todos os tamanhos e gostos!

O grande frenesi das meninas era a exposição das Barbies negras. São mais de 80 bonecas da coleção de Keffer. A Black Barbie mais cara é a Barbie Deusa da África, que está avaliada em 3 mil reais! Ou seja, as bonecas não estavam a venda, mas mesmo assim, causavam fascínio no publico feminino de todas as idades, em especial nas crianças que queriam, porque queriam, brincar com as bonecas.



A ONG Estimativa, que está abrangendo seu público pelo Brasil afora e não poderia ficar de fora! A Estimativa levou o Projeto Cinematicva – Cinemina para São Paulo com filmes que levaram questões importantes para campo da discussão como: racismo no emprego, racismo na publicidade, racimos na creche e bullying racial. “Esse projeto é para fazer com que as pessoas parem pra pensar. Nossa, isso já aconteceu comigo. São histórias nossas, são historias da vida real”, afirma Nini Silva, coordenadora da ONG.

Juliana Barauna, voluntária da ONG Estimativa fica feliz com o crescimento visível da feira, "A primeira vez que estive na feira foi por curiosidade. Se foram dois anos e hoje, trabalhando, vejo o amadurecimento do evento. Não há retrocesso, a Feira Preta avança", conta a moça.

Arte, artesanatos, make up para pele negra, basquete, sala de debates, moda, comidas, literatura, cosméticos eram alguns dos elementos que semearam o evento e, claro, shows, muitos shows! Como mestre de cerimonia, Max DMN comandou a feira no palco principal e recebeu o rapper Emicida.



“Eu só quero ser feliz andar tranqüilamente na favela onde eu nasci”. Com um clássico do #funkcarioca, Emicida começa seu show botando a galera pra dançar pular e cantar fechando assim o primeiro dia da feira em grande estilo.

Dá uma olhada as fotos:



leia - FEIRA PRETA 2010 #parte2

16 dezembro 2010

NÃO POOOODE

Com Shampoo ou sem Shampoo ?

Por: Élida Aquino

Os nomes já dizem, mas poucas sabem o que são de verdade. Afinal de contas, não dá no mesmo usar pouco ou nenhum shampoo? Shampoo com água é o único jeito de lavar a cabeça? Tá na dúvida? Então vamos lá. O começo da história é que por trás dos frasquinhos bonitos e coloridos de shampoos que prometem fazer mágica e que, quase sempre, não fazem nenhuma diferença e ainda levam seu dinheiro, está mais do que o tão temido sal.

Shampoos também são compostos por substâncias detergentes que levam junto com a sujeira acumulada a proteção natural dos fios e o problema aumenta se a frequência de lavagens é grande. Falando de cabelos crespos, que ressecam facilmente e precisam estar sempre hidratados, isso é preocupante. Se não rola usar shampoo, mesmo quando ele tem o melhor cheiro do mundo e não tem sal, #comofaz? Aí entram em cena as duas técnicas do livro Curly Girl, de Lorraine Massey (a criadora dos produtos Deva): no e low poo.


• NO POO: Substitui o shampoo por condicionador sem óleo mineral ou silicone (leia o rótulo, moça!) que vai ser friccionado no couro cabeludo, com o cabelo bem molhado, e depois do enxágue será aplicado nos fios e pontas.

• LOW POO: As lavagens com shampoo (específico e de boa qualidade, preferencialmente) passam a acontecer num intervalo semanal, quinzenal ou até de mais tempo. No período entre uma lavagem ou outra é aplicada a técnica do no poo, com condicionador ou são usadas soluções alternativas, tipo receitas caseiras. Além de econômicas são confiáveis e fáceis de fazer. Elas também podem ser usadas pelas adeptas do no poo, quando só o condicionador não resolver.

Lá no blog CABELOS CACHEADOS, existem várias ideias de receitas caseiras e outras informações importantes como substituir o uso de toda transição apresenta dificuldades e deixar o shampoo, o seu creme favorito, a química ou cortar o cabelo e se assumir não seria uma tarefa mais simples. O segredo é ter paciência e se inspirar em casos de sucesso.


* Sim, Élida aderiu ao low poo e deixou seu creme favorito.

14 dezembro 2010

AFRO - STYLE

O Sul-africanos vêem sua cultura como uma forma de estar na moda

Por: Leandro Gaignoux

Cabelo raspadinho, estilo Ronaldinho, cabelo pintado ou veó, cabelo embaraçado, encaracolado, rastafári e rock-roll... Tranqüilidade na cabeça... Seguindo a música do grupo de axé baiano, Chiclete com Banana, os estilos podem ser variados, tendo muito haver com a “tribo” na qual você está inserido. Pode parecer algo meio bobo e sem fundamento, mas é pela cabeça que começamos a construção de uma identidade, tanto na forma de pensar e agir quanto na maneira de montar nosso look. O estilo Black teve início no fim dos anos 60 e início dos anos 70 nos Estados Unidos, começou com finalidades de igualdade social racial, se expandiu para outras áreas. Mas é no continente africano que esta cultura tem sua base montada e com diversas contribuições para a sociedade como na música, esporte e moda.



Podemos dizer que por aqui, na África do Sul, os cabelos exóticos são cada vez mais comuns, a comunidade negra viu neste tipo de expressão uma forma de afirmação social. É Só recordar e lembrar o intenso período de segregação racial que este povo viveu ao longo das décadas. Para muitos, ter cabelo crespo no Brasil é sinal de cabelo ruim ou mal cuidado, aqui a história é bem diferente. Ao fazermos uma comparação em relação ao estilo que vemos na Bahia ao que se é comum entre os sul-africanos não seria exagero nenhum afirmar a grande semelhança das duas partes.

Leandro Gaignoux diretamente da África do Sul


Ao caminhar no shopping você vai ver homens e mulheres com moicanos, cabeças raspadas, tranças e os famosos dreadlocks, estes também são bem comuns. Eu conversei com Charmaine Nkoe, cabeleleira do salão Le Chic Beauty Clinic, para saber mais sobre os afro-hair entre os sul-africanos.

*Trança Nagô* – Como é a relação do negro com estes tipos de cortes e sua cultura?
Charmaine Nkoe - Depende da pessoa como indivíduo ou da moda na qual ela esteja inserida. Uns passam de pai para filho, outros apenas por questão de estética. É muito comum ver jovens usando estes tipos de cortes em diversos os lugares.

*TN*- Os cortes estão inseridos nas diversas tribos que existem na África do Sul?
CN- Posso dizer que nos tempos antigos sim, mas hoje em dia é muito mais relacionado à questão da moda e estilo do que algo tribal.

*TN*- Os cortes são feitos mais pelas mulheres ou é uma preferência de ambos os gêneros?Quais seriam os mais requisitados?
CN- Tanto homens quanto mulheres usam bastante o estilo africano. Eu diria que os homens preferem mais fazer os dreadlocks, enquanto as mulheres curtem aplicar cabelos artificiais com todos os tipos de estilos e cores variadas.

*TN*- Para fazer e manter um corte o custo é alto?
CN- Isto realmente vai depender da pessoa, a forma como ela cuida do seu cabelo e o quanto ela está disposto a gastar com ele. Ele sendo original e de longa duração sairia um pouco caro.

*TN*- A procura é muito grande por este tipo de cabelo?
CN- Sim, bem procurado. Se a pessoa tem um cabelo propício (crespo) ela sempre procura fazer um estilo Black, parece que está no nosso sangue!

*TN*- Encontrar alguém qualificado para fazer este serviço é difícil?
CN - Não, eu diria que na cidade de Pretória e Johanesburgo vários salões trabalham com este tipo de corte e estilo.


Por: Leandro Gaignoux

Loja vende sabonetes para 'crianças de cor' e 'escurinhos'

Gary Dewester está sob fogo cerrado depois de pôr à venda sabonetes que mostram em sua embalagem para que consumidores eles são destinados: "crianças de cor" e "escurinho" - com a imagem de um homem negro.

A loja em Noblesville (Indiana, EUA) está na mira da Justiça. Gary disse que nada o fará desistir de vender os sabonetes, que ele diz ter comprado na Flórida. Segundo o lojista, o produto vende muito bem, segundo reportagem do site WSBT.com.

Gary reclama da patrulha do "politicamente correto" e garante que o sabonete não passa de uma piada.

Uma equipe da Fox59 News foi à loja e entrevistou Gary. Houve discussão:

Fox: Você sabe que isso é ofensivo para muita gente...
Gary: Não é ofensivo para mim.
Fox: Você está ganhando muito dinheiro com racismo.
Gary: Racismo!? Nosso país foi construído sobre o racismo. Se não vendesse nós não estaríamos vendendo. Pessoas compram (o sabonete).

Fonte: http://oglobo.globo.com

13 dezembro 2010

9ª Edição Feira Preta

A Feira Preta de 2010 chega a sua 9a. edição com grandes novidades. Um evento que reúne, em um só lugar, artes plásticas, shows, cinema, teatro, gastronomia, moda, literatura e turismo, ou seja, de tudo um pouco.

Sempre com a preocupação de gerar a reflexão e a discussão da cultura negra na sociedade, a Feira Preta tem como tema a “Chegada do Negro no Brasil”. Essa história será contada por meio dadas intervenções culturais em artes plásticas, fotografia, filmes, literatura, dança, teatro, entre outras linguagens culturais.

Funciona como uma grande festa da cultura negra, que coloca tudo e todo mundo em um lugar só. Por isso, não precisa ser negro para participar da feira; ela é aberta a pessoas de todas as origens e etnias.

Durante a 9ª. edição, a programação cultural conta com a parceria e participação da Fundação Palmares e apresenta o melhor da cultura negra. Você não pode perder... fotografia | cinema | artes plásticas | música | literatura | artesanato | moda | design | hip hop | teatro | dança | cultura popular e religiões de matrizes africana

Entre as atrações culturais estão apresentações de Nu Beginnings (EUA), Quinteto Branco e Preto, das companhias de teatro Abdias Nascimento (BA), os Crespos (SP), a exposição África em Nós, e para as crianças, a brinquedoteca receberá a exposição Black Barbie.

Segundo Adriana Barbosa, idealizadora do evento, está empolgada com a dimensão. "Muito mais do que um evento cultural, a Feira é resultado de um conjunto de iniciativas colaborativas, coletivas e inclusivas, num ambiente de encontro e valorização da cultura e do potencial de mercado desse segmento".

Claro que o blog Trança *Nagô* não podia ficar de fora. Vamos mostrar tudo o que está acontecendo direto da feira, as novidades e tudo que encontrarmos de interessante. Fique ligado no nosso Twitter: @trancanago porque vai ter muita informação e logo mais, mais promoções!


Local: O Centro de Exposições imigrantes
Data: dias 18 e 19 de Dezembro

Acesse o site www.feirapreta.com.br

O Rappa - Mundo Negro



Branco, se você soubesse o valor que o preto tem.
Tu tomavas banho de piche, branco e, ficava preto
também

10 dezembro 2010

Coisa de MULHER #6

Tô bem ?
Por: Debora Brito



Recebi um email de uma amiga sobre um evento de lançamento de uns livros do SeloNegro em SP, e, me ocorreu que, pros caras irem em algum evento, ou num encontro ou festchinha, o máximo que fazem, é além de um bom banho, a barba, um moletom legal, uma borrifada de um bom perfume e tá pronto. Acessórios?! Um boné, boina, um relógio e o tênis mais querido....

É aí que resolvi retornar com o Coisas de Mulher*. A gente gasta um tempão a mais. Porque, veja bem, temos muitas peças de roupas que combinam entre si, nos fazendo equacionar as possibilidades, o que vai bem com que, e, de acordo com o humor do dia, a coisa fica mais complicada. Se o evento é a noite, durante o dia pensamos no que poderíamos vestir.... fechando os olhos algum momento e fazendo combinacões, pensando no guarda roupa. Pras inseguras - não é muito o meu caso, opiniões das colegas são válidas. E, de acordo com o que pode ocorrer na noite, temos que agendar aquela depilação num dia anterior, ou ajeitar as unhas na manicure ou em casa (adiciona uma hora aí no cronômetro). E se for de sandália exibindo os pés.... dá-lhe pedicure (outra uma hora fácil)...Porque, dependendo da posição da brincadeira, os pés podem ficar bem evidentes e perto do rosto do sortudo - adoro essa.

E na hora do banho, ritual delicioso, lavar cabelo, desembaraçar, passar os cremes, óleos hidratantes, lavar o piercing, as vezes uma máscara capilar (caso não tenha o hábito de hidratar corriqueiramente) depois!? Se enxuga, passa cada creme no seu devido lugar (rosto, corpo, cabelo, pés, região dos olhos). Procura um pelo ou outro que está de penetra por alí, sem contar a maquiagem....Algumas mulheres fazem antes de se trocar ou depois - o meu caso. Tem o secador que toma um tempo (e gasta uma energiiiia) as vezes é usado, melhor ainda com o difusor, no nosso caso de cabelos lindos cacheados, crespos e naturais.

Daí, aquele perfume pra finalizar e, a bolsa....puuutz, tem a bolsa...depois da escolha do modelo (grande, pequeno, de mão, tira colo, só uma carteira, uma mochilinha) estamos prontas. Com o tempo aprendi a ser mais ligeira e, sempre dá tempo. Não deixei e não deixo ninguém esperando.

Algumas de nós, tem fórmulas a seguir e que são infalíveis, seja um tipo de maquiagem já usada e que sempre funciona, seja um acessório que já chama um outro, enfim, posso ter esquecido alguma parte ou outra, ou ter trocado a ordem da maratona, mas basicamente é isso. =D

OBS.: A coloração dessa ilustração foi feita pelo Edmilson, um colorista da Marvel Comics e DC Comics!

Por: Debora Brito
Email:deborasbrito@ig.com.br
http://www.fotolog.com.br/dbura/

09 dezembro 2010

:: Sorteio Coleção Escândalo - Esmaltes Fina Flor

Lindas do nosso Brasil! Estamos aqui hoje para mais um sorteio multicoloridoooo e escandaloso.




Quem acredita no poder das cores, agora pode pintar uma unha de cada cor para trazer amor, dinheiro e sorte na virada do ano. Vamos facilitar sua vida com a Coleção Escândalo da Fina Flor. São seis esmaltes: Lilás Aloka, Verde choquei, Rosa Absoluto, Coral Absoluto e Ciano Poderoso.

E o nosso preferido: Azul Luxo

Os 6 esmaltes vem numa bolsa super fofa vocês vão gostar
Quer ganhar? É simples!!!

1) Seguir o blog (obrigatório)
2) Seguir o blog da Fina Flor
3) Seguir o twitter do @trancanago
4) Seguir o twitter da @finaflor1
5) Divulgar o sorteio pelo Twitter e colocar o link de divulgação no comentário;

6) Deixar um comentário aqui mesmo neste post com: o link de divulgação do twitter + e-mail de contato. Caso não faça parte do twitter, por favor, avisar!

IMPORTANTE: Se caso, o vencedor não tiver seguido as regras, será realizado novo sorteio no mesmo dia.

Ah, e você que mora longe, não tem problema, o Brasil inteiro pode participar!

O sorteio será realizado na quarta, dia 22 de dezembro de 2010 e você tem até o dia 21 de dezembro para participar. O vencedor terá até 05/01/2011 para responder o email de confirmação!



Regras da promoção:

- A data de término da promoção poderá ser antecipada ou prorrogada mediante comunicação prévia do blog;
- O prêmio é pessoal e intransferível, e em nenhuma hipótese, o vencedor poderá trocá-lo ou recebê-lo em dinheiro ou qualquer outro bem;
- A equipe do Trança *Nagô* não se responsabiliza caso a informação fornecida no email de confirmação não seja correta.
- Caso o sorteado não esteja enquadrado nas regras será desclassificado.
- Caso o sorteado não tenha twitter, avise previamente no post onde colocará o e-mail.
- Este concurso é de caráter exclusivamente cultural, não estando vinculado à compra de produto nem subordinado a qualquer modalidade de sorte (artigo 30 do decreto-lei 70.951/72)


RESULTADO
Meninas e meninos eeeeeeeeeeeeeeeeeeeee o RESULTADO. Para quem queria porque queria os esmaltes da Fina Flor. Fica calma já sorteamos. já temos o nome da ganhadora.

Ela seguiu todas as regras.

Tivemos 98 participações validas. Teve gente que postou duas vezes, e pessoas que não seguiram as regras. e o Numero sortiado foi o 22.

Agora, vamos a vencedora?
O nome dela é... Amanda de Castro



PARABÉNS

Amanda de Castro, aguardamos seu e-mail de confirmação

08 dezembro 2010

" Mulheres Negras em Todas as Cores "

Cores, história e formas.

Por Fernanda Moraes





"SALVE DANDARA!" É com essa frase, quase que um grito de guerra, que Cláudia Ferreira, fotógrafa, abre sua exposição de fotos em cor sobre mulheres negras. Primeiro pode-se conferir inúmeras vezes o nome de Dandara no caderno de visitas da exposição: Os visitantes deixam textos carinhosos sobre as fotos, logo depois é possível confirmar que a tão citada mulher de Palmares realmente abençoa a exposição.

É a primeira vez que Cláudia faz uma mostra em cores, primeira vez também que expõe suas fotos no Espaço Cultural Cedim, mas podemos observar que não é de hoje que a militância da mulher negra é captada pela fotógrafa. Segundo Cláudia são mulheres que encontrou pelo mundo, em diferentes épocas históricas, de diferentes nacionalidades, que expressam a cultura em que vivem. Abordando a religião com fotos de Mão Beata de Iemanjá, Mãe Hilda de Jitolu e Mãe Stella de Oxossi a exposição nos remete a festa, ao poder e beleza da mulher negra.



Seja com fotografias da porta-bandeira Neide, em desfile da Estação Primeira de Mangueira em 1978, ou com a Rapper e militante política Nega Gizza da Central Única das Favelas-a CUFA - a exposição nos remete ao Carnaval, a ancestralidade,a garra da mulher negra. Todas com muita leveza, sem aquela discussão sobre o preconceito MULHER X HOMEM, NEGRO X BRANCO, discussão necessária sem dúvidas, mas na exposição "Mulher Negra em Todas as Cores" não há lugar para hipóteses. São fatos. São só fotos que mostram cada detalhe, mostram o cotidiano,a realidade exposta em cada foto. Mulheres jovens, idosas, mães, trabalhadoras, pobres, ricas, lindas...

A exposição acontece até o dia 10 de Dezembro de 2010, no Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart- Rua Camerino,51. Centro. Rio de Janeiro - de 10:00 ás 21:00.

Se eu fosse você, não perdia!


Por Fernanda Moraes

07 dezembro 2010

Stato Cosméticos

A pedido do Trança *Nagô* a Luice testou a linha Afro da Stato

Por: Luice Almeida


Eu não conhecia nenhum produto da Stato até ganhar um kit da linha AFRO para testar. A primeira vez que usei não curti muito, porque sempre me acostumei com aquela coisa de shampoo, condicionador, creme de hidratação e leave in, e essa linha não tem condicionador! Então, na hora de pentear os cabelos foi complicado porque eu gosto de pentear os cabelos quando passo o condicionador.

Resultado: a primeira vez que usei não foi muito legal e o leave in é muito pesado então tem que saber dosar na hora de passar nos cachos caso contrário o cabelo fica pesado e sem volume, mas já na segunda vez o resultado foi melhor após usar o shampoo passei o creme de hidratação por uns 15 minutos e deixei na touca passei o leave in apenas nas pontas e o resultado foi bem legal cachos definidos e soltos.

Depois de alguns encontros e desencontros com a linha acabei acertando a mão e agora curto usar. Sempre levo na minha mochila o leave in para acertar as madeixas durante o dia. O problema maior agora é que Linha Stato não é muito fácil de ser encontrada no mercado, já procurei em vários lugares e nada, então caso alguém encontre me avise tá!?


Por: Luice Almeida

03 dezembro 2010

Coisa de MULHER #5

Qual mulher nunca. . . .?
Por: Debora Brito



Qual mulher nunca sofreu com uma calcinha ingrata (ou biquíni)?!
Daquelas que insiste em ficar "por dentro", sendo que ela não é do tipo que fica "dentro"... Ruim é quando não podemos "arruma-la" porque estamos num ambiente lotado de gente. Tem aquelas mulheres que tiram mesmo, dão aquela estilingada em qualquer estabelecimento que esteja, mas eu ainda não sou dessas. Fico com vergonha, fazer o quê.... E daí, a calcinha fica encravada no rabo, esperando um banheiro próximo pra ser arrumada...

Qual mulher nunca comprou uma roupa e deixou a mesma, guardada, por um booom tempo sem usar, esperando o momento certo? As vezes até com a etiqueta!? Tem algumas que passam meses com a peça de roupa nova, dentro do armário.... e as quais compram pensando "quando eu emagrecer, vou usar e vai ficar lindo!"...

Qual mulher nunca foi ao banheiro com uma amiga pra fazer xixi?! Quantas vezes eu não fui no banheiro com a taty e, ainda bem que ou uma ou outra tinha na bolsa um pouco de papel higiênico. Não sei qual é de ir junto, mas aproveitamos esse tempo pra ir conversando e dando risada. Agora, ir no banheiro, com o sexo oposto, nunca o fiz. Nem pra simplesmente fazer xixi, muito menos pra dar uns amassos. Vontade com certeza já tive/tenho.

Qual mulher nunca quis receber uma ligação, um torpedo inusitado, um bilhete safado, daquele homem que te faz a cabeça pirar e o corpo estremecer?! Qual mulher nunca teve fantasias com aquele antigo colega de faculdade, o carinha do curso de inglês, o cara da voz grossa da quitanda, o amigo do seu irmão, aquele primo distante, o cara misterioso da outra fábrica?! Melhor que fantasiar é realizar. (6)

Qual mulher nunca disse um "não" dengoso, mas que no fundo era um "sim, fica a vontade, querido, isso mesmo...."?
Qual mulher?

Por: Debora Brito
Email:deborasbrito@ig.com.br
http://www.fotolog.com.br/dbura/

01 dezembro 2010

Arte da França Inspirado no Afro

Andando pelo blog da afrobella, vi esse post muito legal e não tinha como não copiar.

Anouchka Potdevin é uma artista francesa muito mais muito talentosa , ela trabalha com materiais reciclados e se inspirou para criar suas peças afro pelo o próprio Louis Vuitton modelos do defile do ano passado.










fonte: www.afrobella.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...