16 dezembro 2010

NÃO POOOODE

Com Shampoo ou sem Shampoo ?

Por: Élida Aquino

Os nomes já dizem, mas poucas sabem o que são de verdade. Afinal de contas, não dá no mesmo usar pouco ou nenhum shampoo? Shampoo com água é o único jeito de lavar a cabeça? Tá na dúvida? Então vamos lá. O começo da história é que por trás dos frasquinhos bonitos e coloridos de shampoos que prometem fazer mágica e que, quase sempre, não fazem nenhuma diferença e ainda levam seu dinheiro, está mais do que o tão temido sal.

Shampoos também são compostos por substâncias detergentes que levam junto com a sujeira acumulada a proteção natural dos fios e o problema aumenta se a frequência de lavagens é grande. Falando de cabelos crespos, que ressecam facilmente e precisam estar sempre hidratados, isso é preocupante. Se não rola usar shampoo, mesmo quando ele tem o melhor cheiro do mundo e não tem sal, #comofaz? Aí entram em cena as duas técnicas do livro Curly Girl, de Lorraine Massey (a criadora dos produtos Deva): no e low poo.


• NO POO: Substitui o shampoo por condicionador sem óleo mineral ou silicone (leia o rótulo, moça!) que vai ser friccionado no couro cabeludo, com o cabelo bem molhado, e depois do enxágue será aplicado nos fios e pontas.

• LOW POO: As lavagens com shampoo (específico e de boa qualidade, preferencialmente) passam a acontecer num intervalo semanal, quinzenal ou até de mais tempo. No período entre uma lavagem ou outra é aplicada a técnica do no poo, com condicionador ou são usadas soluções alternativas, tipo receitas caseiras. Além de econômicas são confiáveis e fáceis de fazer. Elas também podem ser usadas pelas adeptas do no poo, quando só o condicionador não resolver.

Lá no blog CABELOS CACHEADOS, existem várias ideias de receitas caseiras e outras informações importantes como substituir o uso de toda transição apresenta dificuldades e deixar o shampoo, o seu creme favorito, a química ou cortar o cabelo e se assumir não seria uma tarefa mais simples. O segredo é ter paciência e se inspirar em casos de sucesso.


* Sim, Élida aderiu ao low poo e deixou seu creme favorito.