16 setembro 2010

Dread Lock #Parte1

Por Fernanda Moraes

Salve Salve Simpatia! Então, vocês que já leram aqui no Trança *Nagô* algumas coisas sobre o Dread Lock, mas para nos aprofundarmos, vamos começar, claro ,do começo. Ou pelo menos tentar porque algumas informações sobre o dread não são bem explicadas, mas o que todos sabemos é que essa forma de cuidar dos cabelos ficou conhecida por conta do Movimento Rastafari, seus adeptos usavam por questões religiosas. E para os desavisados o Dread lock não veio da Jamaica...

É quase impossível falarmos uma data precisa de quando esse tipo de cultura apareceu, mas usando a lógica e citações bíblicas que os Rastafaris usam, podemos calcular algumas centenas de anos. O que se sabe é que os Dread Locks, por praticidade, faziam parte também de povos que habitavam a região da Índia.

Sem dúvida nenhuma o Dread Lock mais famoso do mundo é do cantor, compositor e rastafari Bob Marley. Com suas músicas, Bob difundiu a religião pregando paz e irmandade para o mundo! Infelizmente em 1981 o cantor veio a falecer, mas se tornou lenda e é considerado o primeiro popular do Terceiro mundo.

Pensando em todas essas histórias (e informações) que por muitos anos ficaram perdidas ou apenas na memória de algumas pessoas, não tem como deixar de pensar em ancestral... Em mais uma cultura que por muito pouco não foi apagada da história. Nossa história!

Os dread Locks voltaram com tudo, entre altos e baixos, posso afirmar que hoje estamos no auge, mas me parece que isso pouco tem a ver com cultura, com ancestralidade... mas uma pergunta sempre fica no ar:

Quantas pessoas vocês não conhecem de dread?E você ai,tem dread porquê é bonito, porque está na moda,na novela,na passarela ou porquê é a tua cultura e você tá afim de gritar(como a menina do black,como o cara de trança...) que seu cabelo também é lindo?

Pensa nisso!


fotos: google
Por Fernanda Moraes