21 junho 2010

Música para copa

Qual a música que toca na sua cabeça quando você pensa em ”Copa do Mundo na África” ?
Por: Graziela Gama



Eu duvido que toda vez que você pensa em ”Copa do Mundo na África” toca na sua cabeça, como se fossem aquelas musiquinhas de elevador, um “ooooo uoooo o o o o”. Dando uma pesquisada sobre o assunto, nove em cada dez pessoas também ouvem essa música que parece ser vinda lá das profundezas da cachola. Ninguém precisa saber que só perguntei para dez pessoas, ta bom!? Mas que seja...

Aaaaaaaaah, a música do "OooOoOo uoOoOo oOo " é a música tema para a campanha da Coca-Cola para a Copa.

O negócio é que ouvi rumores que a música tema para a Copa 2010 seria ”Beautiful” do Akon. Além de ser uma música emocionante (?), letra que é sobre querer pegar uma novinha de 14 (?²). Nada contra meu amigo Akon, até me divirto muito indo até o chão com o elaborado refrão “you so beautiful”, mas qual a relação disso com futebol, Jabulanis e homens suados e sarados correndo?

A escolha de “Wavin’ Flag” do cantor de hip-hop K’Naan se encaixaria perfeitamente tanto na letra, como na melodia. A batida representa um continente inteiro. Mas, alguns de vocês devem estar se perguntando o porquê usei o Futuro do Pretérito. Explico. Caros leitores a música oficial é Waka Waka da Shakira que, pelo menos eu, só ouvi na abertura. Não que seja ruim, ela pode também representar alguma coisa. A parte que mais me emociona é quando ela canta “Tsamina mina zangalewa”, é de uma simbologia que não sei decifrar, você sabe?

Você está lendo #GraziFala



Não, não estou sendo dura nem com o Akon, nem com minha mana Shakira, estou sim sendo parcial, emocional e nacionalista (vocês entenderam). Porque, mesmo residindo no Canadá, o k’Naan é nascido na Somália, Africano legítimo. Quem melhor para representar uma nação? Tá bom que o Akon é senegalês, mas uma música sobre novinha de 14, convenhamos. Além disso, “Wavin’ Flag” bate no coração, fica na cabeça e sai da nossa boca como deve ser, um hino.

K'NAAN "Waving Flag" -Celebration mix- Dir: NABIL from nabil elderkin on Vimeo.





Por: Graziela Gama >>>O QUE ESCREVO<<<