05 maio 2010

Cabelos, o toque final na passarela

Por: Agnes Maria

Ter cabelos bonitos, fortes, e saudáveis, requer cuidados importantes como hidratação, por exemplo. Paciência e ânimo também tem grande importância. E tudo isso está diretamente ligado à auto-estima e, principalmente à identidade, que compõe o visual único de cada pessoa. Uma jogada de mestre dos estilistas é unir a apresentação de sua coleção aos cabelos assim, cria-se uma identidade e o visual passa a ser uma moldura.

Segundo Fabiana Cunha, produtora visual em Uberaba e Ribeirão Preto, o cabelo define o tema do desfile. “Por exemplo, se as roupas são mais vibrantes, com mais cores, os cabelos também podem participar da brincadeira, e ser verdadeiramente animados. Mas se o desfile tem um tom mais sombrio, o cabelo vem sem muitas alterações”, afirma a produtora. E completa. “Algumas vezes o cabelo tem um papel secundário no desfile, passa a ser um penteado discreto para não se sobrepor as roupas”.

No caso das tranças, foco do blog Trança *Nagô*, são muito utilizadas em desfiles, claro que se tiver em sintonia com as roupas ou com o perfil do estilista.

O terceiro Brasilia Fashion Festival, em 2007, foi marcado por tranças compondo o visual dos modelos, algumas em formato de S no alto da cabeça e looks que relembram brechós. As tranças foram sucesso nesse festival que hoje em sua sexta edição, já faz parte da história na moda brasileira.

A percepção do cabelo na passarela é um complemento, o toque final. As tranças nesse cenário são utilizadas sim, mas não com o toque afro (a não ser em desfiles mais específicos), elas geralmente são utilizadas visando um certo “romantismo” de clássicos infantis como Rapunzel, (e suas tranças de mel). Portanto, a composição do desfile depende da sensação ou impacto, que o estilista deseja ter diante do publico.





Por: Agnes Maria>>>O QUE MAIS ESCREVO <<<