09 abril 2010

A onda (Die Welle, Alemanha, 2008)

Por: Joyce Pinheiro


Sinopse:
Professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo. Em pouco tempo, seus alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, o professor decide interrompê-lo, mas descobre ser tarde demais.

FICHA TÉCNICA

Título em Português: A Onda
Título Original: Die Welle
Gênero: Drama
Duração: 100 min
País/Ano: ALE/2008
Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel
Elenco: Jördis Triebel, Jürgen Vogel, Maik Solbach, Martin Feifel, Anja Leppehof, Nina Petri, Julia Beerhold, Sebastian Rüger, Alina Schrader, Moritz Macher, Hinnerk Schönemann, Karin Neuhäuser, Steffen Schroeder, Arved Birnbaum, Martina Eitner, Fritz Roth, Bruno Schmitz, Mariel Jana Supka e Ute Paffendorf


Resenha:

O filme é uma refilmagem que começa com uma aula de história sobre a Alemanha nazista. O assunto gera polêmica e perguntas dos alunos, o professor então, tem a idéia de implantar a atmosfera nazista na sala de aula. Mas a experiência toma grandes proporções. A história é baseada em fatos ocorridos nos EUA, onde o professor Ron Jones da Cubberley High School em Palo Alto, na Califórnia, ensinava história, decidiu iniciar o experimento para mostrar como alguns alemães alegaram ignorância sobre o massacre dos judeus. O movimento criado por ele foi chamado de A Terceira Onda. Depois disso houve o filme de 1981, livro e musical.

O filme é bastante interessante e ao mesmo tempo em que chega a ser um pouco didático(poderia passar em escolas), é também muito dramático, o final dessa refilmagem é diferente do primeiro filme. Mas como vivemos uma realidade sensacionalista, A onda não deixa a desejar. É interessante observar a posição dos alemães sobre sua própria história e como não acreditam numa autocracia surgindo novamente.

Quando acabei de assisti-lo me peguei pensando sobre o assunto e comentei com várias pessoas. O assunto é delicado e portanto nos faz refletir. Destaque para o diretor Dennis Gansel, elenco e a ótima trilha sonora. Falando em filmes alemães que nos fazem reletir sobre a sociedade e a juventude, recomendo: Corra, Lola, corra(1998), Adeus, Lênin!(2003) e Edukators(2004).




Por:Joy!
>>>O QUE ESCREVO<<<


VEJA TAMBÉM :
Como você pode usar as tranças.
Origem das tranças.
Projeto Tançando Caminhos